Você sonha em seguir a carreira militar, mas ainda não conhece todas as opções disponíveis, benefícios, preparação e processos seletivos? Esse guia absolutamente completo sobre os concursos militares foi elaborado exatamente para você!
Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre os cargos existentes na área militar, os requisitos necessários para ingressar, principais concursos do Brasil, vantagens de percorrer essa carreira, como se preparar e muito mais. Confira, a seguir!
O que é a área militar?
Trata-se do ambiente de trabalho dos profissionais que atuam na carreira militar, em defesa do Brasil. Eles pertencem a alguma das organizações que fazem parte das Forças Armadas Brasileiras: a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, ou a Força Aérea Brasileira, conhecidas como as três “armas” dessa carreira, além do policial militar.
Dentre elas, a mais antiga é a Marinha do Brasil, que tem ganhado evidência no desempenho de suas tarefas a partir da descoberta e exploração do Pré-Sal. Além disso, os profissionais da saúde que integram a Marinha desenvolvem atividades sociais em áreas com populações vulneráveis, por exemplo por meio de operações de saúde em zonas ribeirinhas.
A segunda arma, o Exército Brasileiro, tem como função precípua defender o território brasileiro. Outras atividades da carreira no exército incluem fornecer apoio à Defesa Civil, promover operações de ajuda humanitária, pacificação, socorro às vítimas de desastres naturais e atuar na recuperação dessas áreas.
Finalmente, a Força Aérea Brasileira, também conhecida como Aeronáutica, tem o dever de vigiar e controlar a defesa do espaço aéreo nacional. Suas funções englobam buscas, salvamentos e patrulhas além de operações conjuntas com o Ministério da Defesa.
Essas organizações desempenham o importante papel de proteger os cidadãos e os bens do país, manter a ordem e a integridade do território nacional, garantir a segurança, os interesses e os recursos naturais, industriais e tecnológicos brasileiros, bem como de assegurar e a soberania da nação. Elas podem atuar internamente ou até em outros países, como em situações de guerra e missões especiais.
Além disso, as Forças Armadas têm a missão constitucional de defender os três poderes constituídos: Legislativo, Executivo e Judiciário. Assim, elas autuam na preservação da lei e da ordem e a indissolubilidade da Federação. O Ministério da Defesa é responsável por dirigir, orientar, coordenar e supervisionar o seu trabalho.
A carreira militar dentro das Forças Armadas é bastante procurada, pois oferece inúmeras vantagens ao militar, além de constituir uma função essencial para o país. A rotina do trabalho pode ser cansativa, mas é muito bem recompensada por meio de remunerações elevadas, estabilidade e a possibilidade de ascender profissionalmente.
Os militares devem trabalhar sempre com respeito às autoridades, seriedade, ética, ordem e disciplina. É preciso ser comprometido para seguir a carreira militar e saber trabalhar em equipe.
Quais os principais concursos existentes para a área militar?
Cada uma das armas que compõem as Forças Armadas tem uma forma de seleção própria para profissionais da carreira militar. Em todos os casos, é preciso se aprovado em concurso público. Veja abaixo as opções!
Marinha do Brasil
O estudante que deseja entrar para a marinha pode prestar concurso para integrar as seguintes instituições e quadros de pessoal:
- Capelão Naval — CP-CapNav;
- Colégio Naval — CPACN;
- Corpo Auxiliar de Praças — CAP;
- Corpo de Engenheiros — CP-CEM;
- Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais — C-FSD-FN;
- Escola de Aprendizes-Marinheiros — CPAEAM;
- Escola Naval — CPAEN;
- Quadro de Oficiais da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha;
- Programa de Residência Médica e Especialização em Enfermagem — CSM-Med.
Exército Brasileiro
Aquele que deseja entrar no exército deve participar do processo seletivo de alguma das instituições abaixo:
- Escola de Formação Complementar do Exército (Oficial Médico / Farmacêutico / Dentista / Veterinário) — EsFCEx;
- Escola de Sargentos das Armas — concurso EsSA;
- Escola de Sargentos de Logística — EsLog;
- Escola de Sargentos de Logística (Saúde e Músico) — EsLog;
- Escola de Saúde do Exército — EsSEx;
- Escola Preparatória de Cadetes do Exército — concurso EsPCEx;
- Instituto Militar de Engenharia — IME.
Força Aérea Brasileira ou Aeronáutica
Por fim, as formas de ingresso na Aeronáutica são por meio dos cursos e instituições a seguir:
- Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica — CADAR;
- Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica — CAFAR;
- Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica — CAMAR;
- Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Aeronáutica — CFOAV;
- Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica — CFOINF;
- Curso de Formação de Oficiais de Intendentes da Aeronáutica — CFOINT;
- Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica — CFS;
- Curso Preparatório de Cadetes do Ar — CPCAR;
- Escola de Especialistas de Aeronáutica — EEAr;
- Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica — EAGS;
- Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica — EAOAP;
- Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica — EAOEAR;
- Estágio de Instrução e Adaptação de Capelães da Aeronáutica — EIAC;
- Instituto Tecnológico da Aeronáutica — ITA.
Tipos de cargos na área militar
Existem diferentes concursos militares e formas de entrar e permanecer na área. Há cargos temporários, nos quais os profissionais permanecem por tempo determinado e, posteriormente, tornam-se reservistas das Forças Armadas.
Paralelamente, há vagas para militares de carreira, nos quais os profissionais permanecem vinculados às Forças Armadas por tempo indefinido após a aprovação em processo seletivo correspondente.
A seguir, confira os detalhes sobre diferentes tipos de percursos profissionais!
Cargos temporários
Existem três tipos de cargos temporários para integrar as Forças Armadas: o alistamento militar obrigatório, os núcleos de preparação e o serviço militar temporário. Saiba mais sobre cada um deles!
Alistamento militar obrigatório
O primeiro é provavelmente o mais conhecido e se dá por meio do alistamento militar obrigatório. Todos os anos, jovens do gênero masculino que completam a maioridade devem se apresentar para o serviço militar.
Se o rapaz for selecionado, servirá às Forças Armadas como soldado por um período de aproximadamente 12 meses. Após isso, o indivíduo entrará para a lista de reserva militar e poderá ser convocado novamente em caso de guerra, decretação do estado de sítio ou emergência para atuar como Soldado. Os reservistas não recebem qualquer remuneração das instituições militares.
Núcleos de Preparação dos Oficiais da Reserva (NPORs)
A segunda forma de ingresso temporário é por meio dos Núcleos de Preparação dos Oficiais da Reserva (NPORs). Eles são destinados a jovens que se formaram no Ensino Médio e pretendem cursar uma graduação.
Para integrar os NPORs, é preciso fazer o alistamento obrigatório e passar por uma seleção na qual será apresentado o comprovante de matrícula em alguma instituição de ensino superior credenciada pelo Ministéiro da Educação (MEC).
Os candidatos selecionados atuarão como militares durante cerca de 10 meses, recebendo instruções durante as manhãs no período letivo, e nos turnos da manhã e tarde em épocas de férias universitárias.
Finda a preparação militar, os estudantes também entrarão para a lista de reservistas e apenas serão convocados nos casos de guerra. Porém, diferente do que ocorre com os soldados, os jovens instruídos nos NPORs sempre serão convocados para atuar como Oficiais.
Serviço Militar Temporário
A última forma de entrar para as Forças Armadas temporariamente é por meio das vagas ofertadas para o Serviço Militar Temporário. Geralmente, são disponibilizados cargos para profissionais com nível de estudos do Ensino Médio a Superior. É preciso passar por provas como processo seletivo.
Nesse caso, o limite de permanência no cargo de militar é de até 8 anos. Ultrapassado esse período, o profissional deve deixar a carreira militar e perderá vínculo com as Forças Armadas. Além disso, deixará de receber qualquer remuneração e passará a integrar a lista de reservistas, ocupando a mesma categoria que os soldados.
Militar de Carreira
A única forma de se tornar um militar de carreira e assim obter um vínculo duradouro com as Forças Armadas é por meio de concurso público para ingresso nas escolas preparatórias. Como você já viu, cada área temi instituições de ensino e processos seletivos distintos.
A principal escola da Marinha do Brasil é o Colégio Naval. Já a do Exército Brasileiro é a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Por fim, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) se apresenta como instituição de destaque da Força Aérea Brasileira, ou Aeronáutica.
Os concursos para essas instituições costumam ocorrer anualmente. A seleção se dá por meio de provas teóricas seguidas de exames especiais, como o de aptidão física e médica. Ao final, os candidatos selecionados iniciam os estudos nas escolas preparatórias.
É preciso ter bom desempenho escolar para continuar na carreira militar. Concluída a etapa de ensino, o estudante começa a trabalhar para as Forças Armadas, e precisa passar por concursos internos para subir de patente e progredir na carreira.
Pré-requisitos para ingressar na área militar
Os requisitos gerais para passar em concursos militares que são exigidos em todos os casos são:
- aprovação do candidato em concurso público;
- altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres;
- para cargos de Oficial, é preciso ser brasileiro nato;
- para cargos de Praça, é possível ser brasileiro naturalizado ou nato.
Vantagens dos concursos na área militar
Estudar para concurso na área militar exige do aluno bastante disciplina e dedicação. Porém, o caminho até a aprovação é recompensado, uma vez que a carreira militar traz inúmeros benefícios para os profissionais das Forças Armadas.
Primeiramente, os militares adquirem estabilidade após 10 anos de serviços prestados, o que trará bastante segurança financeira para a sua vida profissional. Além disso, eles têm direito a receber o 13º salário todos os anos, férias remuneradas e adicional de férias.
A carreira militar é bastante dinâmica. Os profissionais recebem um plano de carreira e podem ingressar em outras guarnições ao longo de sua trajetória profissional. Eles podem optar por atuar em território nacional e até mesmo fora, em missões no exterior. Além disso, é possível fazer cursos ao longo da carreira — sejam eles presenciais, à distância ou habilitações de idiomas — o que permite aumentar o conhecimento do militar e aprimorar o seu trabalho.
Os militares podem ficar tranquilos quando o assunto é saúde, pois têm direito a plano de saúde médico e odontológico de ampla cobertura, assim como licença para realizar tratamentos de saúde própria e de seus dependentes. Por meio dessa assistência médica, é possível utilizar hospitais e clínicas das Forças Armadas ou ser encaminhado para instituições externas credenciadas, em caso de necessidade.
Além disso, trabalhar nas Forças Armadas dá acesso a direitos sociais importantes como convênios com instituições de ensino particulares para o profissional e sua família, recebimento de pensão militar custeada pelo Estado independentemente do tempo de contribuição e a ocupação de residência caso haja disponibilidade na Guarnição.
Como você pode ver, são inúmeras as vantagens de integrar as Forças Armadas. Sem mencionar que as remunerações oferecidas são bastante atrativas. Quer saber qual é o salário na carreira militar? Descubra a seguir!
Remuneração na área militar
Os salários dos militares das Forças Armadas são bastante competitivos e valorizam o bom trabalho desempenhado por esses profissionais. Os valores variam conforme os cargos ocupados
Em 2019, os cargos de Capitão de Corveta e Major recebem mensalmente R$ 11.088,00. Em seguida, aqueles de Capitão Tenente e Capitão têm um salário de R$ 9.135,00. Os Tenentes recebem de R$ 7.490,00 a R$ 8.245,00, enquanto o Suboficial e o Subtenente são remunerados em R$ 6.169,00. Já o cargo de Sargento tem salários que vão de R$ 3.825,00 a R$ 5.483,00.
Graças às remunerações bastante atrativas para a área militar aliadas e as vantagens que você já conhece, os certames são bastante concorridos e, por isso, é preciso papirar para ser aprovado!
Concursos previstos para a área militar em 2019
O ano de 2019 será um bom ano para concursos militares. Esse ano, serão oferecidas oportunidades nas três áreas das Forças Armadas. Os principais exames programados até o momento são para:
- Escola de Sargentos das Armas;
- Escola de Formação Complementar do Exército;
- Escola de Cadetes do Exército;
- Instituto Militar de Engenharia;
- Escola de Aprendizes Marinheiros;
- Escola Naval;
- Corpo Auxiliar de Praças;
- Corpo de Engenheiros;
- Corpo de Saúde e de Apoio à Saúde;
- Curso de Formação de Oficiais Aviadores;
- Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica;
- Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica.
Para aumentar suas chances de ser aprovado, vale a pena começar a estudar o quanto antes. Quer saber mais sobre como se preparar para concursos militares? Então, confira no próximo tópico.
Como se preparar para concursos militares
Estudar para concursos militares pode parecer desafiador, mas se você seguir algumas dicas poderá facilitar o processo e aumentar muito suas chances de aprovação. Primeiramente, é preciso decidir qual área seguir e ler todo o Edital do concurso desejado. Dessa forma, você poderá direcionar seus estudos e planejar melhor os conteúdos que deve dominar para a prova.
O próximo passo é elaborar um plano de estudo adequado e iniciar um curso preparatório militar, no qual você poderá aprender como estudar, quais disciplinas são importantes, em quais pontos da matéria é preciso focar, fazer exercícios e simulados para treinar, e ainda ter contato com profissionais da área ou outros estudantes.
Hoje em dia, inclusive, existem opções de curso online para concursos militares, o que facilita a vida do estudante ao permitir que as aulas sejam assistidas no conforto do seu lar. De qualquer forma, quanto maior a antecedência com a qual você começar a se preparar, maiores serão suas chances de aprovação.
Além disso, é fundamental utilizar bons materiais de estudos, tais como PDFs, vídeoaulas ou livros. Escolha também um ambiente limpo, bem iluminado e longe de distrações para estudar. Assim, ficará mais fácil manter a concentração na matéria.
Outro ponto importante que deve receber total atenção do papireiro é que os concursos militares englobam um Teste de Aptidão Física (TAF). Por isso, é preciso preocupar em se preparar para essa etapa dos certames!
O candidato precisa se acostumar a realizar atividades físicas o quanto antes. Para isso, vale contar com a ajuda de um profissional de Educação Física e fazer testes de aptidão para monitorar o progresso. É essencial treinar por meio de exercícios cobrados envolvem força, resistência, coordenação e velocidade.
Uma dica é dar atenção aos exercícios de flexões e isometria em Barra Fixa, que costumam derrubar muitos candidatos. Desse modo, treine regularmente os exercícios especificados no edital do certame e você certamente terá sucesso nas provas!
Benefícios de se preparar para concursos militares com o Papiro Concursos
Agora que você já sabe tudo sobre concursos militares, os benefícios da carreira, as remunerações e as formas de se preparar, vamos apresentar o melhor caminho para ajudá-lo a obter a sonhada aprovação mais rapidamente.
O Papiro Concursos é caminho certo para o seu sucesso! Afinal, é a melhor opção de cursinho no mercado e oferece preparações especializadas em concursos militares para alunos de todo o Brasil.
Desde o ano de 2016, o Papiro já aprovou mais de 150 alunos em certames para a carreira militar junto às Forças Armadas Brasileiras, seja para integrar o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil ou As Forças Aéreas!
Nessa escola, você pode contar com turmas reduzidas, o que facilita o aprendizado e permite uma interação mais direta e individualizada com professores especialistas em concursos da área militar.
Dessa forma, é possível ter a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas durante as aulas sem se preocupar se vai dar tempo do professor respondê-las. Além disso, os alunos mais tímidos não precisam ficar com vergonha de fazer suas perguntas.
Nossa equipe qualificada está mais que preparada para ensinar os principais temas cobrados nos concursos militares, as pegadinhas mais comuns, o que estudar com maior empenho e como organizar seus estudos. Dessa forma, fica muito mais fácil passar nos certames, pois você ficará a frente da concorrência.
Além do mais, os professores têm muita experiência nessa área e conhecem bem as bancas examinadoras de todo o Brasil. Desse modo, poderão colocar em suas mãos todas as ferramentas necessárias para conquistar o sonho da aprovação.
Oferecemos cursos tanto na modalidade presencial quanto online. Em ambos, a qualidade das aulas, conteúdos e ferramentas de estudo é a mesma, de modo que o estudante poderá optar pela alternativa que melhor atender aos seus interesses. Saiba mais sobre nossos cursos preparatórios!
Curso Intensivo Essa
Na modalidade online, oferecemos um curso focado exclusivamente no concurso da Escola de Sargentos das Armas (EsSA). Você aprenderá a resolver todas as provas do certame por meio de uma técnica exclusiva e centenas de exercícios resolvidos. Além disso, poderá assistir às aulas e ter acesso aos conteúdos de qualquer lugar do mundo!
Curso Intensivo EEAr
Além do curso preparatório para a EsSA, disponibilizamos online um curso exclusivo para alunos que desejam realizar a prova da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Nessa modalidade, o estudante terá a oportunidade de praticar por meio de mais de 300 exercícios resolvidos e, é claro, aprenderá muito com a nossa técnica exclusiva de ensinos.
No curso intensivo EEAr, você conhecerá os 5 pilares dos estudos online que farão seus estudos serem muito mais eficientes. Assim, você ficará a frente da concorrência e estará um passo mais próximo de ser aprovado no certame.
Cursos Presenciais
A unidade de ensino do Papiro Concursos localiza-se no centro de Barbacena, em uma posição escolhida estrategicamente para aumentar a conveniência e permitir o acesso de maneira bem fácil pelo aluno. Será muito fácil chegar até a sala de aula partindo de qualquer ponto da cidade!
Na unidade presencial, oferecemos uma gama ainda maior de cursos preparatórios para concursos militares. Atendemos aos alunos que desejam se preparar para certames da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), Escola de Sargentos das Armas (EsSA), Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAr).
Como se não bastasse, ainda oferecemos cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além dos vestibulares PISM, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e do Instituto Federal e Tecnológico em Barbacena (IFET).
Depois de ler esse guia, é possível perceber que, com o Papiro Concursos, você tem a certeza de uma preparação completa, tranquila e fica ainda mais próximo de ser aprovado nos concursos militares!
E aí, aprendeu tudo sobre os concursos militares? Agora é hora de papirar para iniciar sua carreira e correr atrás do sucesso. Acredite em si mesmo e conte com a ajuda do Papiro Concursos para ir cada vez mais longe. Para isso, basta entrar em contato conosco, ficaremos muito felizes em ajudar!