fbpx

Concurso EsPCEx: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

17 minutos para ler

Existe uma época da vida em que grande parte das pessoas se enche de dúvidas. “O que fazer?” e “onde fazer?” são algumas das perguntas mais comuns durante a juventude. Ao procurar uma profissão estável e com um bom salário, muita gente opta por seguir uma carreira no Exército e fazer o concurso EsPCEx.

Se você quer conseguir ingressar em uma carreira militar, é preciso muito estudo e dedicação. Quem tem esse sonho, sabe que tem que lutar por ele passando em uma prova que, além de ser difícil, é muito concorrida.

Quer ficar por dentro de tudo sobre o concurso EsPCEx? Neste texto, vamos falar o que você precisa saber para alcançar esse objetivo e seguir a sua carreira dos sonhos. Confira agora mesmo!

O que é EsPCEx?

Muitos jovens se formam no Ensino Médio e não sabem o que querem fazer para ter uma vida profissional boa e com um salário satisfatório. Além disso, muitos deles se prendem às alternativas mais comuns que são: realizar o ENEM ou vestibular com o objetivo de ingressar em um curso superior — geralmente, na área da Medicina, Engenharia ou Direito —, seja por pressão familiar ou por não conhecer outros caminhos que podem ser trilhados.

No entanto, existem diversas outras opções tão boas quanto essas em nosso país. Quem tem uma determinada idade, pode ingressar em uma carreira militar, que oferece estabilidade e um salário acima da média, além da oportunidade de crescimento quando mostra um bom trabalho. Além disso, existem diversas áreas que podem ser seguidas dentro do Exército, como saúde ou engenharia, por exemplo.

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército fica localizada em Campinas, no estado de São Paulo, e tem o objetivo de selecionar alunos para entrar na AMAN, que é a Academia Militar das Agulhas Negras, como aspirantes. Ou seja, ela funciona como o início de uma formação militar.

Na EsPCEx, o aluno fica um ano em regime de internato. Nesse tempo, ele conta com o período letivo, em que há aulas e treinamento, recesso escolar e férias. Assim que é aprovado nos exames e provas da Escola, ele ingressa na AMAN para o Curso de Formação de Oficiais das Armas, que tem duração de 4 anos.

O início e o término do ano na Escola são marcados por solenidades militares e têm as datas previamente definidas pelo Departamento de Cultura e Educação do Exército, também conhecido como DECEx.

Como funcionam os processos seletivos para a EsPCEx?

Quer seguir uma carreira no Exército Brasileiro? Primeiro, você deve saber que não é fácil conseguir uma vaga. O processo seletivo para entrar na EsPCEx é feito por meio de um concurso público anual.

A procura vem crescendo consideravelmente ao longo dos anos. Anualmente, são cerca de 40 mil inscritos na prova, com cerca de 440 vagas oferecidas para os jovens ingressarem na EsPCEx. Entretanto, a maioria delas são destinadas aos homens.

Conquistar uma das vagas ofertadas, pode ser muito difícil. Isso porque para passar na prova do concurso, o candidato é avaliado em três etapas diferentes. Além disso, para estar apto a ser um candidato aos exames, o jovem precisa atender a uma série de requisitos para se encaixar no perfil desejado.

Se você quer realizar as provas e se candidatar a essas vagas, é preciso pagar uma taxa de aproximadamente R$ 90,00 na hora da inscrição, que pode ser feita diretamente no site da Escola. Em alguns casos, é possível ter a isenção desse valor. No entanto, é preciso que o estudante se encaixe em algum destes três requisitos:

  • ser filho de um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial incapacitado em ação;
  • comprovar que vive em situação de extrema pobreza;
  • estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Mas lembre-se que mesmo cumprindo algum desses requisitos, o jovem que tem direito à isenção ainda precisa fazer a inscrição para a prova. Afinal, a inscrição é feita separadamente do processo isentivo.

Mulheres também podem se inscrever para a EsPCEx?

As mulheres começaram a ingressar no Exército Brasileiro em 1992, atuando em áreas como a científico-tecnológica, saúde e complementar. Atualmente, é possível que elas entrem para a Linha de Ensino Militar Bélico.

Na EsPCEx as vagas para quem é do sexo feminino são para Oficial do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico da AMAN, podendo chegar ao cargo de Sargento. Enquanto os homens têm cerca de 400 vagas, sobram 40 para as mulheres.

Apesar de ser um número bem menor, não é impossível entrar, já que existem menos candidatas que se inscrevem para a prova, se comparado com os homens. Além do mais, com uma boa preparação fica fácil alcançar o êxito.

Quais são os pré-requisitos para ingressar na EsPCEx?

Quem tem o sonho de ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, antes da inscrição, deve saber quais são os requisitos que permitem participar do concurso. O candidato precisa atender algumas exigências como:

  • nacionalidade brasileira;
  • ter concluído ou estar no terceiro ano do Ensino Médio;
  • idade entre 17 e 22 anos, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • se for mulher, não pode estar grávida ou ter tido filho há menos de seis meses do exame físico;
  • ter altura mínima de 1,60 metros (homens) ou 1,55 metros (mulheres);
  • não ser portador de doença incapacitante.

Tudo o que é exigido pela Escola para fazer o exame é detalhado no edital do concurso com essas e mais outras condições judiciais. Dessa forma, caso tenha alguma dúvida, basta consultá-lo quando sair.

Quais são as vantagens de investir em uma carreira no Exército pela EsPCEx?

Com o fim do Ensino Médio, muitas pessoas sofrem com medo de não terem um bom futuro. Além disso, às vezes, há uma pressão familiar para seguir uma determinada carreira que não é o que o jovem deseja.

Servir o Exército é o sonho de muitos brasileiros. Além disso, quem segue essa carreira recebe uma certa estabilidade profissional e com bons salários. Depois de formado na Escola para Cadetes, o aluno passa a receber aproximadamente R$ 7.000,00.

Ao ingressar na EsPCEx, o estudante tem direito a uma bolsa com valor próximo ao salário-mínimo do país, sendo que, no último ano letivo, esse número aumenta, sem mencionar a assistência médica e odontológica. São oferecidos também fardamentos, acesso às áreas de lazer e serviços como alfaiataria e barbearia.

Na Escola, o aluno tem a oportunidade de estudar as seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Língua Espanhola;
  • Física Aplicada;
  • Química Aplicada;
  • Cálculo;
  • Cibernética;
  • Introdução às Técnicas Militares;
  • Técnicas Militares;
  • Treinamento Físico Militar.

Dessa forma, ele lida com matérias importantes e ainda treina o condicionamento físico. Esse último é requisito imprescindível para aumentar as chances de ter um bom progresso na carreira militar.

O que cai nos concursos da EsPCEx?

O concurso da EsPCEx prepara um exame intelectual, uma inspeção de saúde e um exame de aptidão física. O exame intelectual é feito em dois dias diferentes e é de caráter eliminatório e classificatório.

No primeiro dia, o candidato faz uma prova com 20 questões de português, 12 de física e 12 de química, totalizando 44 questões objetivas, além de escrever uma redação. Já no segundo dia, deverão ser resolvidas 20 questões de matemática, 12 de geografia, 12 de história e 12 de inglês, gerando um total de 56 questões. Em cada dia, as provas têm duração de 4 horas e 30 minutos.

A nota da redação vale, no máximo, 100 pontos. Dessa forma, é muito importante que o candidato esteja familiarizado com os critérios de correção dos examinadores. Os principais são:

  • ter entre 25 e 30 linhas;
  • fazer uma redação organizada e bem apresentada;
  • não fugir do tema proposto.

Essas provas apresentam um nível de dificuldade bastante elevado e com uma alta concorrência, já que muita gente sonha em se dar bem na carreira profissional. Dessa forma, é muito importante se preparar da melhor maneira para realizá-las e se sair bem.

A inspeção de saúde é feita apenas no caso de o candidato ser aprovado nos exames intelectuais. Se trata da apresentação de exames médicos, de sangue e ergométricos, para comprovar a integridade da saúde.

Esses exames devem ser providenciados pelo candidato e apresentados em uma data previamente divulgada. Por isso, se souber que algum exame demora mais para gerar resultado, é melhor fazê-lo antes mesmo da divulgação da data de apresentação.

Por último, o exame de aptidão física também é dividido em dois dias. No primeiro deles, deve ser realizada uma corrida de 12 minutos de 2300 metros para homens e 1950 para mulheres. No segundo, são feitos abdominais e flexão de braço, variando a quantidade entre os dois sexos. Tanto a inspeção de saúde como o exame de aptidão física têm caráter eliminatório no processo seletivo.

Como devo me preparar para o concurso da EsPCEx?

Estudar para concurso não é uma tarefa simples. Assim como em qualquer processo seletivo, é preciso se preparar previamente para os exames da EsPCEx, a fim de ter grandes chances de ingresso. No entanto, além de aprender o conteúdo para as provas escritas, o candidato também deve aperfeiçoar o condicionamento físico.

Veja, a seguir, algumas dicas muito úteis para ajudar no seu desempenho durante o concurso!

Estude muito

Normalmente, esse tipo de concurso é muito concorrido. Por isso, é preciso dedicar muitas horas do dia para se preparar para a prova. Tente estudar de formas diferentes para não perder a concentração. Resolva exercícios, leia, faça resumos etc. Dessa maneira, fica mais fácil fixar toda a matéria.

Tenha organização para se preparar

Estabeleça um determinado período de tempo no dia para estudar cada matéria. Dessa forma, você não deixa de ver nenhuma delas e consegue dedicar-se a algum assunto que tenha mais dificuldade, quando comparado a outros. Além disso, tente fazer mapas mentais na hora dos estudos ou ensinar outras pessoas para absorver melhor a matéria que foi vista.

Prepare-se para o exame de aptidão física

Caso o candidato seja aprovado no exame intelectual e tenha uma vida sedentária, ou seja, não tem o costume de praticar atividades físicas, será preciso treinar também para o teste de aptidão física.

Para não sobrecarregar o corpo em um curto período, é melhor começar a treinar o quanto antes. Caso tenha dificuldade de correr, comece fazendo caminhadas e depois alternando-as com pequenos momentos de corrida. Será preciso treinar também abdominais e flexões de braço, para estar preparado no dia da prova.

Lembre-se de que eles são tão importantes quanto os estudos nos livros. Sendo assim, os exercícios físicos também devem ser praticados regularmente, assim, você não perde força, habilidade e condicionamento ao longo do tempo.

Além disso, uma boa alimentação pode fazer a diferença no dia da prova. Isso porque, com os alimentos certos e saudáveis, o corpo fica muito mais preparado para a atividade física. Por isso, evite uma alimentação rica em gorduras ruins, açúcares e frituras.

Uma dica muito importante é para não sobrecarregar o corpo de exercícios na véspera da prova. É muito importante descansar para obter o melhor desempenho possível e não desgastar o rendimento.

Resolva provas antigas

Não é muito difícil conseguir provas antigas de concursos na internet. Por isso, na hora de se preparar, dê uma pesquisada e procure por provas de outros anos da EsPCEx. Lembre-se que quanto mais exercícios fizer, mais preparado você estará. E quando errar uma resposta, não se desespere. Veja atentamente o seu erro para poder aprender com ele.

Trabalhe o psicológico

Além de se preparar para o exame intelectual e físico, é preciso trabalhar a mente para controlar o nervosismo e não deixar que ele atrapalhe a realização dos exames. Se você fez tudo o que estava ao seu alcance para ter sucesso no concurso, não tem com o que se preocupar. Dê o seu melhor e arrase!

Qual é a importância dos cursos preparatórios para o concurso da EsPCEx?

Milhares de pessoas, em todo o país, sonham em passar em um concurso. Por isso, quem quer fazer o concurso EsPCEx, deve se preparar da melhor forma possível para não perder a tão sonhada vaga e poder seguir a carreira militar.

Fazer um cursinho é uma excelente maneira de complementar os estudos feitos em casa. A boa notícia é que existem opções de cursos preparatórios exclusivos para quem quer ingressar na EsPCEx.

O curso preparatório militar é focado nesse tipo de prova e é ideal para conseguir aprender o máximo de conteúdo possível. Afinal, a ajuda de professores e profissionais especializados pode facilitar muito os estudos, com dicas e macetes.

Nesses tipos de aula, é possível otimizar o seu tempo para estudar apenas o que é considerado importante na prova e fazer muitos exercícios para praticar o que foi aprendido em sala. Com essa oportunidade, o candidato recebe materiais completos e ricos que vão guiar o seu raciocínio.

Como escolher o curso preparatório ideal?

A escolha do curso preparatório é tão importante quanto a organização dos estudos em casa. Isso porque um bom curso ajuda você a ficar mais perto do seu sonho. Vamos falar algumas características que devem ser analisadas para ajudar nessa decisão. Confira!

Ter aulas específicas

Cada concurso é diferente, já que não cobram as mesmas matérias e o tipo de abordagem não é igual. Por isso, se você quer saber o curso preparatório ideal, deve escolher uma instituição que tenha aulas voltadas para o exame que vai realizar. Essa escolha facilita na hora de estudar apenas o que você quer e precisa.

Bons professores

O profissional que é responsável por passar conhecimento, tem papel importantíssimo no aprendizado do aluno. Procurar uma opção que tenha bons professores faz toda a diferença. Isso porque, com a ajuda certa, aumentam-se as chances de se dar bem no concurso. Bons professores são aqueles que têm experiência na área, ou seja, eles vão tirar suas dúvidas e ainda dar algumas orientações que podem fazer toda a diferença no dia da prova.

Materiais de apoio

Os materiais usados na aula para ajudar o aluno a seguir a matéria devem ser bem escritos. Uma apostila sem revisão e com muitos erros de português não pode ser um bom material de apoio. Além disso, conter exercícios que seguem o mesmo esquema da prova também ajuda a desenvolver as habilidades do candidato.

Estrutura do local

Quando estamos estudando, precisamos de um lugar com uma boa estrutura. Um bom ambiente, com salas adequadas e que não tenham nenhum problema pode parecer besteira, mas são de extrema importância para quem passa horas no local estudando.

Oferecer simulados

Uma característica muito importante para quem quer escolher um curso preparatório é a de verificar se ele realiza alguns simulados antes da prova. Quem estuda para concurso, sabe a importância de realizar exercícios no formato da prova. Além de ser uma oportunidade de trabalhar o lado psicológico, os simulados permitem que o candidato veja o que errou e aprenda com isso.

Depoimentos de outros alunos

Caso esteja em dúvida sobre o curso preparatório que escolheu, leia depoimentos de outros alunos na internet sobre ele. Eles se tratam de uma experiência real. Dessa forma, fica mais fácil enxergar como aquela instituição vai ajudar você a alcançar o tão sonhado sucesso.

Turmas menores

Uma aula com muitos alunos pode atrapalhar os dois lados. O professor não consegue responder todas as dúvidas e perguntas, além de que os alunos conseguem se distrair facilmente.

Por isso, uma aula (caso você opte pela versão presencial) com poucos alunos é vantajosa para o aprendizado. O responsável por ensinar a matéria consegue identificar o progresso da turma, o que precisa melhorar e acompanhar individualmente cada estudante.

Lugar motivador

Quando uma pessoa está sob pressão constantemente, é importante que ela se sinta motivada e leve por alguns momentos. Participar de um concurso é uma tarefa difícil, por isso, um cursinho com ambiente leve e motivador pode fazer toda a diferença no resultado.

Um curso preparatório para o concurso da EsPCEx, por se tratar de algo muito específico, nem sempre é fácil de encontrar em sua cidade. Mas isso não significa que você não deve fazer aulas para se preparar melhor.

Caso você não consiga encontrar alguma instituição que ofereça aulas exclusivas para quem quer ingressar na Escola, procure uma opção que atenda on-line e que seja uma referência na área.

Por que apostar nos cursos on-line?

Quem está se preparando para um concurso, sabe da importância de otimizar o tempo a seu favor, a fim de não atrapalhar os estudos. Por se tratar de um processo seletivo muito difícil e concorrido, é preciso estar atento às oportunidades que ajudam a gastar o mínimo de tempo possível. Confira algumas de suas vantagens!

Economia de tempo

Em muitas cidades do Brasil, os trabalhadores e estudantes sofrem todos os dias com trânsito nas vias. Por isso, quem tem a opção de ficar em casa, pode usar os minutos ou horas a mais para fazer algo que seja útil. Quem está participando de um concurso, pode aproveitar esse momento para estudar e fazer exercícios.

Os cursos preparatórios on-line, além de ajudar o candidato com aulas completas, materiais de auxílio e professores que entendem do assunto, podem ser úteis para não precisar ficar preso no engarrafamento e usar o tempo para estudar mais.

Autonomia e organização

Além disso, para quem tem o dia muito corrido com trabalho e estudos, por exemplo, essa opção de curso flexibiliza o horário da aula, facilitando o aprendizado. Dessa forma, a pessoa pode sentar para assisti-la na hora que for melhor e otimizar o seu tempo de estudos.

Se você quer ter êxito em qualquer área da vida, é preciso se esforçar e dedicar tempo. O concurso público exige horas de estudo e organização para não deixar de ver nenhum assunto. No entanto, com a ajuda de um lugar especializado, como um curso preparatório, os estudos se tornam mais fáceis e prazerosos.

Quem tem o sonho de passar em um concurso EsPCEx sabe que precisa enfrentar uma longa caminhada até o sucesso. Além de ser concorrido, a prova apresenta 3 etapas e cada uma delas é crucial para a aprovação. Tanto os estudos das matérias que são cobradas no exame intelectual, como a preparação física devem ser prioridade de quem pretende concorrer a uma vaga.

Gostou de saber tudo sobre o concurso EsPCEx? Então entre em contato conosco e descubra as melhores opções de cursos preparatórios presenciais e on-line!

Posts relacionados

Um comentário em “Concurso EsPCEx: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Deixe uma resposta