fbpx

Aprenda agora a montar o melhor plano de estudo para concurso

6 minutos para ler

Em algum momento da vida, é inevitável se deparar com a dúvida de qual caminho seguir na vida profissional. Muitas pessoas acabam optando pela carreira pública, seja por pressão familiar ou escolha própria. No entanto, passar em um processo seletivo está cada vez mais difícil, por isso é tão necessário montar um plano de estudo para concurso.

O maior desafio de se tornar funcionário público é enfrentar a grande concorrência entre os candidatos. Afinal, uma carreira estável pode ser muito atraente para muitas pessoas, não é mesmo? Alguns fatores como tempo de estudo, várias matérias diferentes e pressão para passar na prova contribuem para dificultar na hora de se organizar para os estudos.

Mas não se preocupe! Neste texto vamos apresentar algumas dicas para você se planejar da melhor forma e arrasar. Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Então acompanhe e confira!

Estipule o tempo disponível para estudar

O primeiro passo para começar a sua jornada de estudos é saber quantas horas disponíveis você tem no dia. Caso você não trabalhe, certamente terá mais horas disponíveis para se dedicar aos livros. Porém, se a situação for contrária, havendo menos tempo de estudo, o ideal é focar mais nas disciplinas que você não tem muito domínio, a fim de suprir qualquer déficit e tirar todas as dúvidas.

Dessa forma, monte um cronograma com todos os compromissos do dia e depois encaixe o tempo de estudo nos horários que não estão ocupados. Porém, nunca se esqueça: não adianta nada separar algumas horas do dia para estudar e não cumprir o que foi proposto. É preciso ter foco e concentração.

Entenda quais são as matérias necessárias

Anote em um papel todas as matérias que você precisa estudar para a prova e, depois, coloque o seu nível de entendimento daquela matéria em frente ao nome. Se você tem mais dificuldade em aprender determinada disciplina, é uma boa ideia colocá-la no seu quadro de horários dos estudos mais vezes.

Dessa forma, você consegue aumentar as suas habilidades sobre diferentes áreas e estar com o conhecimento equilibrado. Além disso, não deixe de estudar também os assuntos que são fáceis na sua percepção. Afinal, ninguém sabe tudo, não é mesmo?

Faça intervalos

Pessoas que ficam horas estudando sem pausas ou que almoçam em menos de meia hora para voltar aos estudos acabam não cumprindo a jornada proposta por muitos dias. Isso porque o desgaste é enorme e aumenta a propensão ao estresse e falta de foco. Afinal, o nosso corpo e a nossa mente precisam de descansos.

Para evitar essa situação, é possível apostar em diversas ferramentas. Já ouviu falar da técnica Pomodoro de estudos? Trata-se de um ciclo de concentração alternado com um pequeno intervalo. Nesse método específico, são 25 minutos de foco mais 5 minutos de relaxamento. No entanto, se você sentir que consegue concentrar por um período maior, altere o tempo dos ciclos de acordo com o seu perfil.

Faça simulados

Quando for estudar, lembre-se de fazer exercícios. Assim, fica mais fácil fixar a matéria e saber como algum assunto pode ser cobrado no dia da prova. Na internet, é possível encontrar diversos conteúdos com simulados que ajudam na preparação. Além do mais, cursinhos preparatórios também podem ajudar nesse aspecto.

Pratique atividades físicas regularmente

Você deve estar pensando: “Ué, mas por que uma academia pode ser útil para eu passar em uma prova?”. Pois bem, além dos diversos benefícios à saúde, a atividade física ajuda a melhorar a capacidade de concentração. E isso é uma coisa que não pode faltar para quem está fazendo concurso, certo?

Além disso, alguns concursos exigem um Teste de Aptidão Física, além das provas escritas. Normalmente são aqueles em que os cargos demandam esforço físico, como bombeiros e policiais.

Muitas pessoas nem sabem da existência desse teste. Por isso é de extrema importância que você leia o edital e se prepare. Para ter um bom desempenho no TAF, é interessante observar e seguir dicas como:

  • alimente-se bem;
  • beba muita água;
  • tenha pelo menos um dia de descanso de atividades físicas.

Normalmente, no dia da prova são pedidos alguns exercícios como corrida, abdominais e barra. Por isso, se você é uma pessoa sedentária, procure a ajuda de um profissional o quanto antes e se prepare da melhor forma.

Desligue-se um pouco da vida social

Sair com os amigos e família é um momento excelente, não é verdade? Entretanto, quem está estudando para concursos sabe muito bem o quão difícil e concorrido é o processo de seleção. Sair todo dia para bater papo e colocar a conversa em dia é muito divertido, mas, nesse caso, pode acabar prejudicando. Por isso, talvez seja necessário se encontrar menos com os amigos.

Contudo, isolar-se do meio social também é muito prejudicial. Portanto, estipule um dia da semana para aquela saidinha e lembre-se de não beber muito, assim, você não corre o perigo de afetar a qualidade dos estudos do dia seguinte. Tenha em mente que depois que já estiver trabalhando em uma carreira estável, você poderá sair quantas vezes quiser — e ainda poder bancar a conta, não é demais?

Procure cursos preparatórios

Por mais que os estudos em casa estejam rendendo, ter a oportunidade de aprender e tirar dúvidas em sala de aula com a ajuda de um professor colabora muito para um aprendizado mais sólido. Para isso, existem cursos preparatórios em todas as áreas, inclusive para concursos militares. Se preferir, ainda existem opções de cursos online para quem consegue absorver melhor os conteúdos assistindo as aulas de casa, por exemplo.

Seguir esse conjunto de dicas pode ajudar muito na hora de fazer a prova, sendo um grande diferencial entre os concorrentes. Ademais, se você tem dificuldade de concentração, tente procurar a ajuda de um profissional ou fazer algumas atividades que estimulam o foco como o yoga, jogos de tabuleiro, entre outros.

É importante sempre se lembrar que imprevistos podem acontecer, mesmo que esteja seguindo a risca todo o plano de estudo para concurso que você montou. Então, se você pretendia estudar uma determinada matéria em um horário, mas não conseguiu, procure repor em outro momento, mas sem se desesperar. Dessa forma, aquela área não fica prejudicada em relação ao que você tinha planejado e você mantém a concentração.

Gostou das nossas dicas de como montar o melhor plano de estudo para concurso? Então nos siga nas redes sociais, Instagram, Facebook e YouTube, para ficar por dentro das nossas novidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário