fbpx

Teste físico EPCAr: saiba como se preparar!

6 minutos para ler

O teste físico EPCAr é uma das etapas mais importantes do concurso. Por ser diferente do exame intelectual, muitas pessoas não se preocupam tanto com essa parte, e isso é um erro já que é de caráter eliminatório.

Muitos jovens têm o sonho de seguir uma carreira militar, seja pela estabilidade financeira que é proporcionada ou pela identificação com o ambiente. No entanto, os concursos podem ser muito difíceis para quem não se prepara da melhor forma. 

Neste texto, vamos explicar como é o teste físico EPCAr e como você deve se preparar para ele. Confira agora mesmo!

Como é o concurso EPCAr?

A Escola Preparatória de Cadetes no Ar tem o objetivo de formar os futuros profissionais da força aérea brasileira. No entanto, para ingressar nela, é preciso passar por um concurso que possui diversas etapas, entre elas:

  • Exame intelectual;
  • Inspeção de saúde;
  • Exame de aptidão psicológica;
  • Teste de avaliação do condicionamento físico;
  • Procedimento de heteroidentificação complementar;
  • Validação documental.

Todas elas são muito importantes e devem ser levadas a sério, principalmente teste físico, que pode levar à eliminação de um candidato.

No teste intelectual são cobradas as seguintes matérias:

Por isso, é muito importante se dedicar aos estudos e criar um cronograma para conseguir aprender e revisar toda a matéria antes do dia da prova.

Quem deseja se inscrever no concurso, deve se atentar a alguns requisitos, como:

  • ter nacionalidade brasileira;
  • ter mais de 14 anos e menos de 19 até o último dia do ano da matrícula;
  • possuir autorização de algum responsável legal para fazer as provas escritas, e continuar com o processo caso consiga a aprovação;
  • não estar submetido a alguma medida de segurança;
  • ter concluído o Ensino Fundamental em alguma escola credenciada pelo MEC (Ministério da Educação).

Dessa forma, analise se você cumpre todos eles, antes de fazer a inscrição. 

Como funciona o teste físico EPCAr?

O teste físico é apenas uma das etapas do processo seletivo para ingressar na EPCAr, no entanto, ele é muito importante. Por isso, você precisa se preparar muito bem para essa parte.

Nele, o vigor físico do candidato é avaliado por meio de alguns testes. É bem simples e a intensidade é diferente para homens e mulheres.

Candidatos do sexo masculino devem fazer 21 repetições de flexão de extensão dos músculos superiores com apoio de frente sobre o solo, 38 flexões de tronco sobre a coxa e correr 2050 metros por, no máximo, 12 minutos.

Já as mulheres, devem cumprir 13 repetições de flexão de extensão dos músculos superiores com apoio de frente sobre o solo, 38 repetições de flexão de tronco sobre coxa e fazer uma corrida de 1650 metros em 12 minutos.

Não são exercícios muito complexos, no entanto, é preciso se preparar bem para conseguir concluir tudo no dia. Apesar de serem poucas atividades, um corpo sedentário terá bastante dificuldade para concluí-las.

Como me preparar de maneira adequada para o teste físico?

Passar em um concurso não é nada fácil, ainda mais um que seja muito concorrido. Por isso, é extremamente importante se preparar para todas as etapas dele da melhor forma possível.

É comum termos mais facilidade para nos prepararmos para uma prova escrita, que é o estilo que estamos mais habituados a fazer. No entanto, a preparação para o teste físico da EPCAr também deve ser bem feita. A seguir vamos dar algumas dicas de como se preparar melhor para ele.

Monte um cronograma de treinos

Assim como é interessante ter um cronograma de estudos, lembre-se de acrescentar atividades físicas às suas tarefas diárias, nem que seja uma caminhada. Aos poucos, você pode se desafiar para fazer determinada distância em menos tempo, por exemplo.

Se você não tem o hábito de praticar atividades físicas, não comece pegando pesado, já que pode acabar se machucando e isso prejudicará seus treinos. Vá aumentando a dificuldade de forma gradual e, se possível, com o auxílio de um profissional da área.

Outra maneira de evitar as lesões é revezando os treinamentos em dias alternados. Dessa forma, se você utilizar um músculo com mais intensidade em um dia, evite forçá-lo no dia seguinte para evitar uma sobrecarga.

Faça todos os exercícios do teste

Quando você sentir que o seu preparo físico está melhor, tente fazer os exercícios que são pedidos no teste de aptidão física para ter uma noção de como você se vai se sair. Pode ser que da primeira vez você não se saia tão bem, mas gradualmente os resultados vão melhorando e você sentirá mais motivação para treinar.

Alimente-se bem

A alimentação é muito importante para o nosso corpo, por isso, lembre-se de nutri-lo da melhor forma. De nada adianta treinar muito se você não se alimenta bem. Aliás, a sua dieta pode ajudar seus treinos a serem muito mais eficazes e, assim, fazer com que você melhore o condicionamento.

Também é muito importante consumir uma boa quantidade ao longo do dia. Pelo menos 2 litros diariamente para repor o líquido que vamos perdendo. Em dias mais quentes e que você fizer exercícios físicos, tente beber um pouco mais. Uma boa dica é ter uma garrafinha cheia de água próxima a você para não se esquecer.

Não desista

Se o seu condicionamento físico não é bom, não desista! O nosso corpo pode se adaptar e você consegue melhorar progressivamente a sua capacidade. Por isso, não desanime no primeiro obstáculo. É preciso ter persistência para atingir o seu objetivo de passar na prova e conseguir uma vaga na EPCAr.

O teste físico EPCAr é apenas uma das etapas de um longo processo seletivo, no entanto, é muito importante se preparar bem para ele, sem se esquecer da prova de inteligência também. Todo o esforço feito antes do concurso pode ajudar você a realizar o seu sonho e garantir um lugar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

Agora que você já sabe mais sobre o teste físico EPCAr e como se preparar para ele, baixe o nosso ebook e saiba tudo sobre o concurso!

Posts relacionados

Deixe um comentário