fbpx

Concurso EEAr: tudo o que você precisa saber para ser aprovado

6 minutos para ler

Muitos estudantes de todo o Brasil sonham em ser aprovados no concurso EEAr, mas têm dificuldades em organizar a preparação para as provas. Ele é a porta de entrada para aqueles que desejam ingressar na carreira da Aeronáutica, uma importante área das forças armadas que cuida da segurança no país.

Pensando nisso, reunimos toda a nossa experiência em concursos militares e mostraremos os passos que você deve seguir para alcançar esse objetivo! Confira a seguir nosso guia sobre o concurso EEAr.

Do que se trata o concurso EEAr?

O concurso EEAr é permite que estudantes de todo o país ingressem na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá, São Paulo. Trata-se de uma instituição de ensino a nível técnico que faz parte do Sistema de Ensino do Comando da Aeronáutica.

A principal missão da escola é formar sargentos que farão suas carreiras na Força Aérea Brasileira por meio do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS). Todos os alunos devem permanecer sob o regime de internato militar durante o período de 02 anos, até a conclusão. Após isso, tem início a formação específica, com duração de 24 semanas.

Ao final, todos os sargentos formados serão ordenados por classificação e passarão por uma distribuição entre as Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER) de todo o território nacional. Os critérios de distribuição variam conforme as necessidades da Administração.

Para se inscrever no concurso da EEAr é preciso cumprir alguns requisitos básicos: ser brasileira ou brasileiro, não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos até a data de 31 de dezembro do ano de matrícula, portar um diploma de conclusão do Ensino Médio em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Geralmente, as inscrições para as provas são abertas entre os meses de fevereiro a março e devem ser realizadas por meio do site da instituição EEAr.

Quais são as especialidades na EEAr?

A cada ano, são oferecidas diferentes vagas dentro das especialidades possíveis para os futuros alunos da EEAr. O estudante deverá optar entre as seguintes carreiras:

  • Especialista em Cartografia (GSCF)
  • Especialista em Comunicações (GBCO)
  • Especialista em Controle de Tráfego Aéreo (GBCT)
  • Especialista em Desenho (GSDE)
  • Especialista em Eletricidade e Instrumentos (GBEI)
  • Especialista em Eletromecânica (GSEM)
  • Especialista em Equipamento de vôo (GBEV)
  • Especialista em Estrutura e Pintura (GBEP)
  • Especialista em Fotointeligência (GBFT)
  • Especialista em Guarda e Segurança (GSGS)
  • Especialista em Informações Aeronáuticas (GSAI)
  • Especialista em Material Bélico (GBMB)
  • Especialista em Mecânica de Aeronaves (GBMA)
  • Especialista em Metalurgia (GSML)
  • Especialista em Meteorologia (GBMT)
  • Especialista em Suprimento (GBSP)
  • Demais Especialidades que demandam ao estudante ter um diploma técnico na área, tais quais: Administração, Eletricidade, Eletrônica, Enfermagem, Informática, Música, ou Obras.

Quais são as disciplinas cobradas nas provas?

As provas do concurso EEAr ocorrem em diferentes etapas. Todos os candidatos devem realizar um exame intelectual, composto por provas escritas das disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Física e Língua Inglesa. A seguir, é feito um exame de escolaridade do candidato.

Os estudantes que forem aprovados nas duas etapas, então, devem passar por uma inspeção de saúde, um exame de aptidão psicológica, um teste de avaliação de condicionamento físico.

Por fim, é feita a análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no Curso. Aqueles que forem aprovados em todas as etapas serão convocados para realizar a matrícula, a partir da publicação do resultado final.

Como se preparar para a prova da EEAr?

A preparação para o concurso EEAr deve ser iniciada o quanto antes, pois os conteúdos cobrados nas provas são extensos e a concorrência é altíssima. Os alunos que começam a estudar com antecedência conseguem melhores resultados, pois ficam a frente de seus concorrentes.

Para ajudar na preparação, separamos as dicas mais importantes que podem fazer diferença no seu desempenho! Confira:

Conhecer a bibliografia indicada no Edital

Antes de adquirir qualquer material de estudo, como apostilas e livros, o candidato deve ler todo o edital do concurso e verificar qual é a bibliografia indicada para as provas. A partir daí vale a pena investir em conteúdos que efetivamente acrescentem conhecimento ao estudante e sejam úteis na preparação.

É fundamental estudar com mais enfoque a bibliografia selecionada para a prova, pois assim aumentam as chances de se estudar um conteúdo que será cobrado nas questões. Além disso, o estudante não perde seu precioso tempo com a leitura de informações que não serão relevantes no concurso EEAr.

A partir dessa seleção prévia, é uma boa ideia organizar e planejar um cronograma de estudos para que haja tempo de ler e reler toda a matéria, além de praticar muitos exercícios com antecedência à data das provas.

Treinar exercícios das provas anteriores do concurso EEAr

É bastante comum que determinados tipos de exercícios se repitam em provas de vários anos. Isso porque existem temas e conteúdos que os alunos precisam saber muito bem para poder ingressar na carreira de sargentos.

Por isso, vale a pena ficar de olhos nas edições anteriores das provas e gabaritos e treinar bastante todos os exercícios. Assim, caso haja alguma questão repetida ou parecida em sua prova, você estará totalmente preparado para acertar e ganhar aqueles pontos!

Além disso, por meio do estudo de questões em provas anteriores, você desenvolverá maior familiaridade com o estilo de cobrança da banca examinadora e se sentirá mais seguro no momento do seu teste. Isso ajuda a evitar surpresas indesejadas e reduz a ansiedade pré-exame.

Conte com um curso preparatório de qualidade

É bastante difícil para o aluno organizar por conta própria os materiais de estudo, cronogramas e conteúdos mais importantes de serem aprendidos. Por isso, contar com a ajuda de um cursinho preparatório de qualidade pode fazer a diferença no momento da aprovação.

Só assim, o estudante terá acesso a aulas sobre os temas da prova ministradas por professores especialistas nos temas, apostilas de estudos adaptadas ao edital, correção de exercícios difíceis, dicas de organização do tempo, entre outras. Destacamos que os cursos da Papiro possuem grande destaque no mercado, pois contamos com os melhores professores e materiais quando o assunto é o concurso EEAr.

Ficou interessado em conhecer nosso curso preparatório para o concurso EEAr? Clique aqui e confira todos os detalhes. Esperamos por você!

Posts relacionados

Deixe um comentário