fbpx

Prova de física da EEAr: o que você não pode deixar de estudar!

6 minutos para ler

A prova de física da EEAr é uma das etapas mais temidas do concurso. Isso porque, apesar de não ter muitas questões, trata-se de uma matéria que é comum as pessoas sentirem mais dificuldade para entender.

Uma boa preparação pode ser a chave para diminuir o nervosismo e estresse antes e durante a prova. Por isso, é ideal conhecer o modelo da prova e dar o melhor de si para conseguir um bom domínio em física.

Neste texto, vamos explicar como é a estrutura da prova da EEAr e a importância de se preparar. Quer saber mais? Então, continue lendo!

Como é a prova da EEAr?

Quem tem o sonho de seguir uma carreira no exército, por meio da aeronáutica, deve passar em um concurso. Ao conseguir uma aprovação no concurso da EEAr, é possível se matricular no Ensino Técnico e Militar oferecido pela instituição.

O concurso é composto por 5 etapas, sendo elas:

  1. exame intelectual;
  2. inspeção de saúde;
  3. exame de aptidão psicológica;
  4. teste de condicionamento físico;
  5. análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para realização da matrícula no curso.

Cada uma delas é importante para a conquista da vaga, por isso, é necessário entender sobre o processo todo.

A prova intelectual é dividida em 5 matérias:

As 4 primeiras possuem 64 questões de múltipla escolha ao todo, sendo que cada disciplina é formada por 16. A redação consiste na elaboração de um texto dissertativo argumentativo, em prosa, sobre um assunto contemporâneo que só é revelado no início da prova.

Apesar de não serem cobradas tantas matérias, é preciso se preparar, porque não é possível estudar tudo em um curto prazo. O ideal é iniciar os estudos assim que você decidir que quer fazer a prova, mesmo que o edital ainda não tenha sido divulgado, afinal, você pode utilizar os de anos anteriores.

Caso você tenha decidido perto do dia do concurso que participará, o ideal é se dedicar com mais profundidade na preparação para a prova intelectual. Você pode, também, se matricular em um curso preparatório voltado para concurso militar, para ajudar.

O que estudar para a prova de física da EEAr?

Física é uma das matérias que mais assombram os estudantes, por causa do seu nível de dificuldade. No entanto, com uma boa preparação, é possível arrasar na prova da EEAr e garantir a sua vaga. A seguir daremos algumas dicas que vão ajudar você!

Estude por provas anteriores

Uma das melhores maneiras de se sair bem em uma prova, é analisar as provas anteriores, para ver o modelo de questões e quais são os assuntos mais cobrados. É possível encontrar as avaliações antigas na internet. 

Apesar de no edital sempre sair o que pode cair na prova, é comum serem cobrados mais determinados assuntos. Na disciplina de física, é importante estudar pontos, como:

  • cinemática;
  • estática;
  • energia;
  • eletromagnetismo;
  • calor;
  • acústica;
  • dinâmica;
  • hidrostática;
  • entre outros.

No entanto, isso não tira a obrigação de estudar o edital para saber como se preparar da melhor forma. Quanto mais estudos, melhor será o resultado.

Cronometre o seu tempo em casa

Ao pegar provas antigas na internet para resolver, faça um simulado do concurso. Cronometre o tempo gasto e veja se está de acordo com o que é disponível no dia. Dessa forma, você consegue se preparar melhor para que não deixe de responder nenhuma pergunta. 

Ah! Só não vale consultar as respostas em seus materiais, em? Tente resolver usando o que você já sabe sobre a disciplina, até mesmo para ajudar você a entender o que deve ser mais estudado até o dia da prova.

Monte um cronograma de estudos

O cronograma de estudos é uma ótima forma de organizar o seu tempo até o dia da prova. Para montá-lo, divida-o em horários de estudos e acrescente todas as matérias que caem na prova, de acordo com as suas atividades do dia a dia. Nos horários que sobrarem, você pode usar para estudar mais as disciplinas que sente maior dificuldade.

Ah! Lembre-se de separar um tempo para descansar e fazer atividades que sejam prazerosas para você. Afinal, nossa mente não consegue trabalhar por muito tempo seguido de forma eficaz, não é mesmo? Ela também precisa recarregar as energias.

Faça exercícios

Fazer exercícios é uma das melhores maneiras de fixar um conteúdo que foi estudado, principalmente em física, que é uma matéria que pode exigir um pouco mais dedicação. Dessa forma, você consegue enxergar como ele se aplica e o que você deve entender dele. Por isso, resolva o máximo de questões que puder antes da prova. Na internet, você consegue encontrar questões de física sobre as diversas disciplinas que existem dentro da matéria.

Se você fizer uma atividade e não acertar, não se desespere! Afinal, nós também aprendemos com os nossos erros. Lembre-se que você tem até o dia da prova para aprender o que você tem mais dificuldade.

Descanse no dia anterior da prova

Na véspera do exame é comum sentirmos uma certa ansiedade, principalmente quando se trata de algo que se almeja muito. Por isso, tente descansar e desligar a mente do que está acontecendo. Afinal, você já fez tudo que precisava para se preparar e agora não há mais tempo para aprender todo o conteúdo necessário. 

Não adianta ficar revisando os conteúdos de física para tentar entender melhor. Você não conseguirá absorver tudo e pode ser que sinta um nervosismo maior por conta disso. É importante manter a tranquilidade para que na hora da prova não dê o famoso “branco” em que você esquece tudo que estudou. 

A prova de física da EEAr não precisa ser um “bicho de sete cabeças”. Com uma boa preparação, você terá confiança para resolver as questões e aumentará as chances de conseguir uma vaga. Por isso, não perca tempo! Comece a estudar quanto antes.

Agora que você já sabe tudo sobre a prova de física da EEAr, leia este artigo que dá algumas dicas do que fazer para passar no concurso e garanta a sua vaga!

Posts relacionados

Um comentário em “Prova de física da EEAr: o que você não pode deixar de estudar!

Deixe um comentário