fbpx

Redação para concurso militar: veja como se preparar

6 minutos para ler

Muitas pessoas que se formam no Ensino Médio pensam em seguir uma carreira militar, seja pela estabilidade profissional ou por amor e identificação com o trabalho. No entanto, antes de entrar nessa profissão, é preciso fazer uma prova complexa e a redação para concurso militar é uma das etapas mais importantes da avaliação.

Essa disciplina exige não apenas um texto que seja prazeroso de ler e que chame a atenção do leitor, como deve seguir corretamente algumas técnicas preestabelecidas. A produção no dia do concurso impacta diretamente o resultado e pode facilitar o ingresso na carreira, pois tem caráter classificatório ou eliminatório, além de ter um peso alto na nota final.

Com muita dedicação, esse desafio se torna mais fácil. Quer se preparar para escrever uma ótima redação para concurso militar? Então leia este post e confira algumas dicas!

Leia muitos assuntos e conteúdos

Quer aprender a escrever melhor? Para isso, é preciso ler muitos conteúdos. A leitura assídua melhora o vocabulário, deixando-o mais rico, e ajuda a escrever as palavras da maneira correta. Além disso, auxilia a desenvolver um maior conhecimento sobre determinados assuntos, facilitando na hora da escrita.

Com o hábito de ler, é mais fácil ter domínio sobre o tema proposto na redação, que é revelado apenas durante prova. Por isso, sempre que puder, leia muito, seja no caminho para o trabalho, enquanto toma sol ou de várias outras formas, desde tenha sempre uma fonte de leitura para enriquecer o seu conhecimento.

Adote o hábito de escrever com frequência

Para se sair bem em um concurso é necessário produzir uma boa redação e, para isso, a prática é fundamental. Na hora de estudar para o exame, lembre-se de separar um tempo para escrever redações. Procure na internet algumas provas antigas e faça a parte da produção de texto como se estivesse no exame mesmo.

Criar esse hábito ajuda a enxergar o que precisa ser melhorado, a fim de trabalhar em cima disso antes da avaliação. Depois que terminar de escrever, leia e veja se está claro e fácil de entender. À medida que você for escrevendo, será possível aperfeiçoar alguns aspectos.

Cronometre o seu tempo para fazer uma redação

Assim como a maioria dos exames, o concurso militar também exige que as questões sejam resolvidas em um determinado período. Por esse motivo, treine para escrever a redação no tempo disponível. Dessa forma, você não terá nenhum problema com isso e não precisará deixar questões em branco ou um texto incompleto por não saber administrar o próprio tempo.

Não fuja do tema proposto

No dia da avaliação, muita gente pensa que escrever determinado tópico mostrará mais conhecimento para a bancada examinadora. No entanto, se correr o risco de fugir do tema, o candidato pode acabar sendo eliminado ou recebendo uma nota menor na redação.

Em função disso, escreva apenas sobre o que for pedido. Não fuja da proposta nem tente inserir assuntos que podem não ter a ver com a ideia principal, apenas para parecer que sabe mais. Afinal, nesse contexto, não vale a pena se arriscar.

Revise os textos de forma crítica

Se você quer redigir algo, seja qual for o objetivo, é preciso revisá-lo antes de entregar. Por se tratar de um trabalho extenso, às vezes pode acontecer de escrever alguma palavra de maneira errada ou formular uma sentença de forma que a ideia não fique clara. Por essa razão, sempre revise o seu texto na hora da prova. Isso pode aumentar as chances de você se sair melhor nessa etapa.

Além disso, peça para que outras pessoas leiam as suas redações, durante a preparação, e ajudem você a enxergar o que pode ser melhorado na sua escrita. Às vezes, outro olhar sobre uma mesma questão pode ajudar a enxergar de outra forma. Portanto, mesmo que você não tenha um professor para ler o que produziu, peça a um amigo ou familiar para ajudar com isso.

Saiba como elaborar a sua redação

Uma boa redação deve ser estruturada a fim de que fique fácil a leitura. Logo, é essencial entender e saber como escrever uma introdução, o desenvolvimento e a conclusão do texto.

A introdução deve apresentar o tema que será tratado ao leitor. Nela, o examinador saberá se você entendeu ou não o assunto proposto. Ela deve ser objetiva e organizada, já que é a responsável por captar o interesse do examinador para continuar lendo o conteúdo.

O desenvolvimento é o momento de discorrer mais a fundo sobre o tema central, que foi apresentado na introdução. Nele, é possível argumentar sobre questões vindas do assunto principal da produção.

Já a conclusão serve como um desfecho para a obra, onde se deve escrever o que foi tratado ao longo do texto, de forma geral e sucinta, além de finalizar com propostas para soluções ou sugestões que estejam de acordo com a temática abordada.

Cada parte que forma a sua escrita deve ser muito bem elaborada. Portanto, saber do que se trata a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, pode fazer toda a diferença no conteúdo como um todo.

Faça uma boa preparação

Se preparar para uma prova é essencial, assim, você se sente mais confiante para resolvê-la, não abrindo espaço para o nervosismo ou ansiedade, que atrapalham muito. Por esse motivo, no dia do concurso, mantenha a calma ao ler os enunciados das questões e tenha em mente que você fez tudo o que era possível para se sair bem. Ficar tenso na hora de redigir pode impedir de escrever as suas ideias de maneira clara e passar a mensagem que gostaria.

Uma boa redação para concurso militar requer esforço e muitas horas de dedicação durante os estudos. Sendo assim, não se esqueça de tirar um tempinho para praticar essa etapa do concurso militar. É muito importante se aprofundar e escrever sobre diferentes temas, visto que isso ajuda muito no dia da prova.

Agora que você já sabe como se preparar para escrever um ótimo texto para um concurso militar, descubra também como escolher o melhor curso preparatório militar!

Posts relacionados

Deixe uma resposta