fbpx

EEAr: guia completo para o concurso da Escola de Especialistas de Aeronáutica

18 minutos para ler

Muitos jovens brasileiros sonham em integrar a Aeronáutica e construir a sua carreira militar. Sem dúvidas, é uma trajetória profissional muito promissora que, além de ser recompensadora financeiramente, é essencial para a defesa do nosso país. Ela pode também trazer vivências que possibilitarão ao integrante desenvolver sua coragem, inteligência, força, humanidade e compaixão.

Um dos caminhos possíveis para se tornar especialista em aeronáutica é estudar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAr), subordinada ao DEPENS (Departamento de Ensino da Aeronáutica). Trata-se da maior instituição de Ensino Técnico Militar de toda a América do Sul, que representa o Comando da Aeronáutica (COMEAR).

No entanto, para ingressar nessa escola é preciso passar por um concurso público. Quer saber tudo sobre a carreira Aeronáutica na EEAr e como ir bem nesse certame? Confira, a seguir, nosso guia completo!

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAr)

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAr) foi criada durante a Segunda Guerra Mundial, em 25 de março de 1941, quando a Marinha e o Exército Brasileiro decidiram juntar pessoas e equipamentos de aviação.

Inicialmente, ela esteve sediada em Ponta do Galeão, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro. Contudo, os conflitos gerados pela Segunda Guerra Mundial fizeram surgir a necessidade de um local maior, com infraestrutura grande o suficiente para atender à crescente demanda por novos membros na Aeronáutica. A escola que existia no Rio de Janeiro não era capaz de, sozinha, atender à necessária formação em massa de estudantes.

Assim, o Governo Brasileiro fez um acordo com os Estados Unidos da América para que os jovens nacionais fossem enviados ao exterior para se formarem. Essa parceria funcionou apenas até o fim da guerra, quando a demanda brasileira para formar novos especialistas em aeronáutica aumentou ainda mais.

Portanto, em 1950, a EEAr foi transferida e passou a funcionar no interior de São Paulo, na cidade de Guaratinguetá. Vale ressaltar que, ao longo dos anos, mesmo durante o período enquanto os jovens brasileiros estudavam no exterior, houve diversas tentativas de instalar a EEAr em outros locais.

Porém, dentre todas as unidades criadas, somente a escola de Guaratinguetá conseguiu atender às condições de infraestrutura exigidas pela Força Aérea Brasileira para o treinamento de combatentes. Por isso, a Escola de Especialistas em Aeronáutica se instalou definitivamente ali.

Assim, a EEAr se tornou conhecida também como o “Berço dos Especialistas”, por oferecer cursos de formação e aperfeiçoamento de sargentos da Força Aérea Brasileira. Além disso, a instituição leciona aulas de língua portuguesa e adaptação à cultura brasileira para os militares de nações amigas que estão em atividade no país.

A carreira na EEAr

Por ser uma instituição atrelada às práticas didáticas do DEPENS, o seu principal objetivo é promover o aperfeiçoamento profissional dos militares da Aeronáutica. Para isso, a escola exige que os novos integrantes ingressem por meio de um concurso público.

Assim, o percurso para entrar na EEAr é bastante desafiador. Contudo, todo esforço tem sua recompensa, pois estudar nessa instituição traz muitos benefícios aos alunos. Ao longo de todo o curso, eles recebem remuneração fixada em lei, alimentação, fardas, alojamento, além de assistência médico-hospitalar e dentária.

A escola de especialistas oferece diferentes cursos que atendem a várias áreas do conhecimento, de modo que o futuro estudante tem muitas opções de carreira. Os cursos mais comuns são o Curso de Formação de Sargentos (CFS) e o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS).

O primeiro é realizado sob regime de internato e tem duração de 2 anos. Para ingressar, é preciso ter completado o Ensino Médio em uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Já o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento dura aproximadamente de 1 ano. Para entrar, o aluno também precisa ter um certificado de conclusão do Ensino Médio emitido por instituição reconhecida pelo MEC, além de um diploma em curso técnico na área da especialidade pretendida dentro da Força Aérea.

As especialidades oferecidas pela EEAr

Durante o período de duração desses cursos, os alunos passarão por um ensino intenso, técnico e especializado sobre instruções militares. Vale destacar que todas as especializações ofertadas pela EEAr são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Após concluir o curso, os formandos estão aptos para atuar em organizações militares e podem ser promovidos para a graduação de Terceiro-Sargento Especialista da Aeronáutica.

No entanto, em ambos os casos, é preciso que o estudante seja aprovado no processo seletivo da EEAr. Além disso, para o próximo concurso, é necessário ter idade superior a 17 anos e ter menos de 25 anos completos até 31 de dezembro do ano da matrícula, que será em 2020.

Esses requisitos também são exigidos para aqueles que desejam ingressar em qualquer um dos demais cursos ofertados pela escola. As formações são divididas em duas categorias. Confira, a seguir, a lista completa das especialidades disponíveis!

Grupamento de Serviço

Os principais cursos de especialização na área de grupamento de serviço são:

  • Administração;
  • Bombeiro;
  • Cartografia (GSCF);
  • Desenho (GSDE);
  • Eletricidade;
  • Eletromecânica (GSEM);
  • Enfermagem;
  • Guarda e Segurança (GSGS);
  • Informações Aeronáuticas (GSAI);
  • Laboratório;
  • Metalurgia (GSML);
  • Música;
  • Obras;
  • Pavimentação;
  • Topografia.

Grupamento Básico

Já em relação ao grupamento básico, o candidato tem a chance de se especializar em:

  • Comunicações (GBCO);
  • Controle de Tráfego Aéreo (GBCT);
  • Eletricidade e Instrumentos (GBEI);
  • Eletrônica;
  • Equipamento de voo (GBEV);
  • Estrutura e Pintura (GBEP);
  • Fotointeligência (GBFT);
  • Intendência;
  • Material Bélico (GBMB);
  • Mecânica de Aeronaves (GBMA);
  • Meteorologia (GBMT);
  • Suprimento (GBSP).

O concurso da EEAr

Como visto, para entrar na EEAr o estudante precisa ser aprovado em um concurso público, além de cumprir os requisitos apresentados no tópico anterior. Esse processo seletivo é dividido em algumas etapas, conforme veremos a seguir.

Para ingressantes por meio do Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (EA-CFS) do ano de 2019/2020, serão ofertadas 227 vagas. Dentre elas, 128 são oferecidas na área de controle de tráfego, 50 serão destinadas aos futuros sargentos em mecânica de aeronaves, 30 para guarda e segurança, 13 na área de material bélico e apenas 6 para equipamento de voo.

Para os cargos em mecânica de aeronaves, guarda e segurança ou material bélico, apenas candidatos do gênero masculino podem se inscrever. As demais áreas são abertas a estudantes de todos os gêneros.

O concurso de admissão é realizado anualmente no âmbito nacional. Porém, o número de vagas oferecidas em cada especialidade dentro dos grupamentos básico ou de serviço varia a cada ano.

Normalmente, as inscrições para o certame ocorrem entre os meses de fevereiro e março do ano correspondente. Além disso, é preciso acessar ao site da instituição para ter acesso ao edital, formulário de candidatura e outras informações oficiais sobre a prova.

As etapas do concurso

O concurso de seleção promovido pela EEAr apresenta diferentes etapas. Cada uma é estruturada de maneira diferente e tem um grau de exigência superior à fase precedente, bem como o nível de corte.

Tratam-se do exame de escolaridade, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação de condicionamento físico, e por fim, a análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no curso.

Os candidatos que forem selecionados dentro do número de vagas em todas as etapas deverão se apresentar à EEAr para realizar a matrícula e iniciar o respectivo curso, o que geralmente ocorre no início do mês de julho.

A primeira etapa, correspondente ao exame de escolaridade intelectual, costuma ocorrer em meados do mês de abril. Nela, são realizadas provas escritas com 96 questões, sendo 24 de cada uma das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Matemática;
  • Física.

Essa prova é realizada em diferentes localidades espalhadas por todo o território nacional Brasileiro. A lista de cidades inclui Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo, entre outras.

Apenas aqueles que forem aprovados no exame intelectual poderão se submeter à segunda fase do concurso, correspondente à inspeção de saúde. Essa parte engloba uma análise clínica e a realização de alguns exames médicos, conforme indicado no edital.

O próximo passo para os que forem aprovados na inspeção de saúde consiste na terceira etapa do certame: o exame de aptidão psicológica. Nele, os futuros militares passam por uma análise a fim de verificar se estão em condições psicológicas para se tornarem sargentos da Aeronáutica. Nesse contexto, são realizados testes que avaliam o comportamento e a personalidade dos candidatos.

A próxima etapa é a avaliação de condicionamento físico, quando os alunos prospectivos precisam realizar uma série de exercícios físicos diante de uma equipe de avaliação para comprovarem que têm o condicionamento fisiológico exigido para atuarem nas carreiras militares da Força Aérea Brasileira.

Finalmente, a quinta e última fase do concurso da EEAr consiste na análise documental. Nesse momento, é conferida a documentação dos candidatos para verificar se eles cumprem a todos os requisitos constantes no edital. Quem chegar até aqui e passar na etapa documental já pode comemorar, pois estará oficialmente aprovado no concurso da Escola de Especialistas em Aeronáutica, dando início a uma brilhante carreira!

O edital da Escola de Especialistas de Aeronáutica

Vale destacar aqui a importância de ler o edital do concurso com bastante atenção e conhecê-lo muito bem. Esse pode ser um diferencial para a sua aprovação, pois os alunos que têm noção das regras do certame não têm surpresas indesejadas na hora da prova.

Até mesmo os candidatos que tenham participado do concurso nos anos anteriores não podem deixar de fazer uma leitura cuidadosa desse documento. Afinal, de um ano para outro, é possível que haja a mudança de alguns detalhes, especialmente em relação às matérias cobradas no exame intelectual, com base no avanço das ciências.

Algumas informações de destaque no atual edital para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (EA-CFS) 2/2020 são:

  • período de inscrições: entre 05/08/2019 a 30/08/2019;
  • taxa de inscrição: R$ 60;
  • número de vagas disponíveis: 252;
  • salários: R$ 1.066 (aluno) e R$ 3.825 (terceiro-sargento);
  • data das provas intelectuais: 17 de novembro de 2019;
  • locais das provas: Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e São Paulo.

A preparação para o concurso

Todos os anos, muitos estudantes do Brasil inteiro se candidatam para prestar o exame da EEAr. Isso significa que a concorrência é alta e é preciso papirar para ser aprovado em todas as etapas do certame.

Por isso, o aluno que deseja se destacar em relação à concorrência deve apostar em uma preparação intensiva, bem feita e completa. Para isso, uma boa estratégia é fazer cursos preparatórios, como o online, que têm sido uma ótima opção para quem procura praticidade e eficiência.

Como dito anteriormente, o primeiro passo para a preparação é a leitura atenta do edital. Assim, você evita surpresas indesejadas no momento da prova. Além disso, é importante dar atenção às informações como o prazo das inscrições no concurso da EEAr, atualizações do edital, data das provas, entre outras.

Muitas pessoas, por conta da falta de preparação, levam anos até conseguir a tão sonhada aprovação. Por isso, se você deseja ser aprovado rapidamente, confira algumas dicas que podem fazer a diferença!

Faça cursos preparatórios

A dica principal é estudar muito, por meio de uma preparação especializada e voltada às disciplinas que são cobradas na prova intelectual. É nessa fase que o candidato pode e deve buscar a ajuda de um curso preparatório militar, no qual contará com a ajuda de professores especializados que têm domínio das questões mais cobradas no concurso da EEAr.

Por meio do cursinho, o aluno poderá esclarecer suas dúvidas, praticar exercícios, interagir com professores e outros candidatos e adquirir bastante conhecimento para passar na prova. Além disso, poderá desenvolver um plano de estudo eficiente com a ajuda da equipe interprofissional. Isso pode ser um diferencial que colocará alguém à frente dos demais candidatos, aumentando as suas chances de aprovação.

Além do mais, é importante ter disciplina e praticar diariamente os exercícios que podem ser cobrados na etapa de avaliação física. Assim, é possível obter o condicionamento necessário para ser aprovado e poderá prestar o exame com mais tranquilidade.

Responda provas antigas

Pratique muitas questões por meio de simulados e provas antigas do concurso da EEAr. Desse modo, você terá mais facilidade e técnica para fazer as 96 questões do certame no tempo disponível para a prova.

Revise os conteúdos do Ensino Médio

A preparação teórica para o exame consiste em, basicamente, estudar novamente as disciplinas e conteúdos abordados durante o seu Ensino Médio. Por isso, foque principalmente nos assuntos que são mais cobrados nas provas do concurso.

Faça exercícios físicos

Treine diariamente por meio de exercícios que elevem o condicionamento físico. Além de ajudá-lo na preparação para a prova física, essa prática vai ajudar você a absorver melhor os conteúdos da prova intelectual. Afinal, como diz o velho ditado: corpo são, mente sã!

Organize os documentos

Separe com antecedência todos os documentos necessários para a etapa de validação de documentos. Alguns deles demandam prazos para ficarem prontos, assim, quando a última fase do concurso chegar, você não precisará se preocupar em correr atrás deles.

Dê atenção aos demais detalhes

Atente-se aos prazos indicados no edital para inscrição, realização das provas e matrícula. Confira o local da prova intelectual e siga todas as regras indicadas pelos examinadores para não ser eliminado.

Principais disciplinas cobradas no exame

Por fim, separamos para você algumas dicas específicas relacionadas às matérias que serão abordadas na primeira fase do concurso: o exame escrito ou intelectual. Se você focar seus estudos nos tópicos a seguir, certamente, as suas chances de passar no concurso da EEAr aumentarão, pois esses temas são frequentemente cobrados nas provas. Confira!

Física

Os conteúdos cobrados no exame de física são bem distribuídos ao longo da prova. Entre os assuntos mais recorrentes, estão a análise dimensional, cinemática, dinâmica e energia. Ocorre que é exatamente nesses temas que os alunos costumam apresentar mais dificuldades.

Afinal, tratam-se de matérias estudadas durante o primeiro ano do Ensino Médio, portanto, já faz tempo que os candidatos tiveram contato com o conteúdo, de modo que ele pode já ter sido esquecido.

Por isso, vale a pena se organizar para ficar fera nessas temáticas. Ao revisá-las em um momento diferente da vida, com uma idade mais madura e experiente, é possível absorver esses conteúdos e desenvolver as habilidades necessárias para a prova com menos dificuldades.

Portanto, esse é o momento de superar o medo da física e dominar os conceitos básicos necessários para aprender essa matéria. Para isso, não deixe de tirar dúvidas e fazer o máximo de exercícios que puder.

Matemática

Assim como em Física, para se dar bem em Matemática, é preciso ter uma preparação voltada para a resolução de muitas questões. A repetição é fundamental para a fixação de conhecimentos práticos. Desse modo, o aluno obtém o grau de agilidade, compreensão e abstração necessários para ir bem nas provas.

Além disso, é importante desenvolver habilidades de soma, subtração, multiplicação, divisão, funções, leitura de gráficos e trigonometria, como a noção de ângulos, senos e cossenos. Outros temas recorrentes são a análise combinatória e probabilidade, itens que muitas pessoas apresentam dificuldade, uma vez que essas matérias envolvem bastante interpretação de texto.

Para aprender muito bem esses tópicos, vale a pena estudar por meio dos livros antigos do Ensino Médio, que tratam da questão de maneira completa e bastante didática. Para resolver essas questões, é importante identificar se elas tratam de arranjos, combinação ou permutação. Após analisar todas as informações do enunciado, o candidato deve verificar quais pontos são relevantes para só depois fazer os cálculos.

Português

O exame de Português também é bastante desafiador no concurso da EEAr, mas você pode se dar bem na prova se estudar bastante! Dentre as matérias cobradas, a análise sintática é uma das mais temidas entre os estudantes. Isso porque se trata de um tema amplo, que acaba por interferir no seu desempenho em outros conteúdos, como concordância, regência verbal, crase e pontuação.

Outra dica importante é treinar a redação para concurso militar. Essa habilidade ajudará o profissional não apenas na prova de português, mas ao longo de toda a carreira, quando tiver de elaborar relatórios sobre as missões ou discursos, por exemplo.

O melhor caminho para se chegar à perfeição nessa matéria é a prática por meio de muitas questões. Portanto, é fundamental que o indivíduo compreenda as relações entre verbos e complementos para fixar e entender a matéria. Assim, esse assunto deixa de ser um grande mistério

Inglês

Por fim, mas não menos importante, é preciso que o candidato tenha domínio da língua inglesa se deseja ter destaque na prova de ingles em concurso da EEAr. A cobrança dessa disciplina é realizada em níveis diferentes.

Primeiro, é demandado nível básico de conhecimento para aqueles que optarem pelas vagas de mecânica de aeronaves, material bélico e guarda e segurança. Dentre os conteúdos abordados com mais frequência, estão os phrasal verbs e prepositions, assuntos podem ser complicados em qualquer idioma.

Para compreender as preposições, é preciso dar atenção ao estudo das três mais recorrentes: it, at e on. O in pode ser usado para se referir aos locais fechados. A preposição at é usada geralmente antes de nomes próprios de instituições e locais. Por fim, a palavra on deve ser usada para se referir as datas e dias da semana, por exemplo.

Quanto aos phrasal verbs, o candidato pode estudar por meio de listas de verbos fornecidas pelo cursinho, livros e até em sites da internet. Algumas expressões favoritas são: to look at, to bring about, to look forward to e to run for. Para isso, a melhor estratégia é fazer uma lista e identificar os significados até memorizar. Além disso, assista a videoaulas, leia, escreva e revise muito. Dessa forma, rapidinho você estará fera no inglês!

Agora que você já sabe tudo sobre a carreira na Aeronáutica, o concurso da EEAr, o edital e as melhores dicas para a prova, é hora de iniciar sua preparação. Dedique-se bastante, estude, faça exercícios e cuide da sua saúde física e mental. Além disso, aposte na preparação por meio de cursos preparatórios. Dessa forma, você aumentará suas chances de ser aprovado!

Quer conhecer o nosso curso preparatório online? Então acesse o nosso site e confira todos os detalhes. Ficaremos felizes em contribuir na sua trajetória. Bons estudos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta