fbpx

Carreira militar: conheça as opções disponíveis para você

7 minutos para ler

A carreira militar é o sonho de muitos jovens e surge também como uma oportunidade de conquista para a estabilidade financeira. Há várias forças militares e concursos para se tornar um oficial. Algumas opções exigem a conclusão do ensino médio, enquanto outras exigem alguma graduação. Além disso, alguns postos são temporários e em outros casos é possível seguir carreira.

Mas, por apresentar tantos benefícios, os concursos e provas para essa área são muito concorridos e é preciso papirar muito para conseguir a aprovação. Uma das maneiras mais conhecidas de se tornar um militar é por meio do Serviço Militar obrigatório, em que jovens que completam 18 anos precisam se apresentar ao exército podendo serem incorporados às fileiras das Forças Armadas, porém existem outras formas de adesão.

Se você quer ficar safo nesse assunto, continue lendo o post!

Carreiras militares no Brasil

As forças armadas no Brasil são instituições permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e disciplina e tem como a missão a defesa da pátria, a garantia dos poderes constitucionais e da lei e da ordem. Homens e mulheres podem seguir carreiras militares, contudo é preciso observar idade e nível de escolaridade exigido.

Além da estabilidade já citada, essa carreira oferece, em sua maioria, bons salários, aposentadoria integral e outras vantagens. Por exemplo, assim que os alunos entram nas respectivas academias, eles começam a receber ajuda de custo e têm direito à moradia. Outro fator de destaque é que as escolas militares oferecem alimentação, assistência médica e vestuário dentro das suas instituições.

As carreiras militares também são conhecidas por suas restrições. Por exemplo, na Força Aérea há restrições de altura e na Academia Militar das Agulhas Negras é preciso ter entre 16 e 21 anos para ingressar. Além disso, os alunos precisam estar aptos em provas teóricas, físicas e inspeções médicas para se tornarem alunos das escolas militares.

Veja, detalhadamente, quais são as oportunidades oferecidas em casa força.

Exército

Para ingressar no exército e se tornar um militar de carreira, o jovem deverá prestar concurso para entrar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), que poderá ser realizado a partir dos 16 anos de idade. Se aprovado, o aluno passará um ano morando e estudando em Campinas (SP) e a modalidade do curso é de internato. Ou seja, a frequência às atividades é obrigatória, constando como ato de serviço.

Para ser aprovado no curso de formação e estar habilitado para ingressas na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), o jovem deve obter nota igual ou superior a cinco em todas as disciplinas curriculares. Na AMAN, que fica localizada em Resende (RJ), o aluno concluirá em 4 anos o Curso de Formação e será declarado Aspirante a Oficial das Armas do quadro de Material Bélico ou do serviço de Intendência do Exército Brasileiro.

Outra escola militar é o Instituto Militar de Engenharia (IME), localizado no Rio de Janeiro (RJ). Os cursos têm duração de 5 anos e são oferecidas dez especialidades de engenharia. Essa escola é a responsável pelo ensino superior de engenharia, voltado para o emprego militar. É possível prestar concurso a partir dos 16 anos até os 22 anos, e no ato da matrícula o ensino médio precisa estar concluído.

A Escola de Sargentos das Armas (EsSA), responsável por selecionar e formar sargentos de carreira do Exército Brasileiro, também é uma opção para alunos que finalizaram o ensino médio. A matriz da escola, fica localizada na cidade de Três Corações (MG), mas existem outras unidades de Norte a Sul do país, como em Jundiaí (SP), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Blumenau (SC), entre outros.

Os alunos podem se qualificar em três estabelecimentos, nas seguintes áreas: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicação, Material Bélico, Intendência, Saúde, entre outros.

Aeronáutica

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) é a instituição da Aeronáutica que tem formação equivalente ao ensino médio e sua duração é de 3 anos. A escola fica localizada em Barbacena (MG) e podem se candidatar pessoas de ambos os sexos, com idade entre 14 e 19 anos. Se ao final dos 3 anos, o aluno estiver apto nas inspeções, ele poderá concorrer a uma vaga para ingressar na Academia da Força Aérea (AFA).

A Academia da Força Aérea (AFA) possibilita que o aluno faça o Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Aeronáutica e tenha contato com outros conhecimentos, como administração com especialização no âmbito público. Há ainda outras especializações dentro da carreira, como Formação de Sargento da Aeronáutica ou Oficiais Intendentes da Aeronáutica.

O Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA) é a escola Superior de Engenharia da Aeronáutica Brasileira. Ele surgiu com a finalidade de integrar as escolas de engenharia da Aeronáutica e possui módulos de divisão que permitem que o aluno siga na carreira como um civil ou dentro da carreira militar, devendo fazer matérias extras com afinidade para essa área específica.

Marinha

O Colégio Naval é a instituição de ensino médio da Marinha. Ele fica localizado em Angra dos Reis (RJ) e busca preparar os alunos de 15 a 18 anos a ingressarem na Escola Naval, que é a instituição de ensino superior dos oficiais da Marinha.

Na Escola Naval os alunos poderão fazer parte do corpo da armada, operando navios, podem fazer parte da intendência, que cuida das questões de abastecimento ou ainda da fuzilaria naval, atuando em combates. Também é possível tornar-se aviador naval, quando o militar está apto a operar aviões e helicópteros pertencentes à Marinha. Depois de se formar na escola naval, o aspirante é declarado guarda-marinha e pode ascender na escala funcional.

Polícia Militar

Além das carreiras militares, o concurso para polícia militar também é uma alternativa para zelar pela segurança dos cidadãos. Cada estado promove um concurso para sua região, com editais próprios que ditam suas regras. Também há opções para ingressantes que possuem apenas o ensino médio ou uma graduação.

Depois de aprovado, os alunos precisam realizar um curso de formação que, geralmente, dura um ano e é realizado na capital do estado. As remunerações variam de estado para estado, mas também é possível se profissionalizar e ascender na carreira dentro das instituições.

Portanto, podemos perceber que a formação militar tem muitas vantagens e benefícios, mas exige muito do aluno que deseja realizar esse sonho. Além de uma preparação física, a preparação teórica é de extrema importância e pode ser válido realizar um teste vocacional antes, para verificar a afinidade com a área militar.

E aí, se interessou ainda mais pela carreira militar? Se você gostou do nosso conteúdo, quem sabe ele também pode ajudar os seus amigos? Aproveite e compartilhe o post nas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe uma resposta