fbpx

Concurso ESA: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

18 minutos para ler

A carreira militar é um sonho de muitos jovens brasileiros que desejam uma profissão estimulante, mas que proporcione estabilidade e equilíbrio financeiro. Se você tem vontade de fazer o concurso ESA e não sabe por onde começar, está prestes a descobrir tudo o que precisa saber para ser aprovado!

Também conhecido como CFS (Curso de Formação de Sargentos), esse concurso é bastante disputado nos dias atuais. Portanto, é preciso papirar para ser aprovado em todas as etapas do certame!

Por esse motivo, montamos este post para falar especialmente dele. Veja, a seguir, as informações mais importantes sobre esse concurso e entenda como se preparar para as provas.

Afinal, o que é o concurso ESA?

Esse é um concurso público que visa recrutar os alunos para integrar o corpo estudantil da Escola de Sargento das Armas (ESA), localizada em Três Corações, no estado de Minas Gerais. Os alunos da instituição vivem em regime de internato e recebem uma formação completa para se profissionalizar como Sargentos Combatentes do Exército Brasileiro.

A escola tem diversos campus espalhados pelos estados do Brasil. Neles, são oferecidas habilitações específicas nas áreas de Infantaria, Cavalaria, Comunicações, Engenharia e Artilharia. Os candidatos serão direcionados ao campus correspondente de acordo com a sua classificação final no exame intelectual do concurso.

O período básico de formação tem duração de 48 semanas. Depois disso, os estudantes passam por uma fase de qualificação para se especializar na linha de frente de combate ou migrar para quadros gerais, música ou saúde. Além do mais, todas as aulas têm viés técnico-profissional, dando ênfase ao treinamento físico e às habilidades práticas do aluno.

Remuneração

Durante o período letivo, os alunos receberão ajuda de custo para alimentação, moradia, assistência médica, psicológica e odontológica, conforme a tabela de vencimentos dos militares. Após concluir a formação, receberão remuneração mensal no valor de R$ 3.825,00.

Vagas

Em 2019, serão oferecidas 1.100 vagas para candidatos de ambos os sexos, que deverão iniciar o curso de formação de Sargentos no ano de 2020. Desse total, 1.000 serão para o quadro geral/aviação, 60 para o quadro de música e as 40 remanescentes serão destinadas ao setor de saúde militar.

O candidato que optar em se inscrever para o quadro geral/aviação poderá escolher se deseja seguir carreira nas áreas de Artilharia, Aviação, Cavalaria, Comunicações, Engenharia, Infantaria, Intendência, Manutenção de Comunicações, Material Bélico. Tal escolha deverá ser feita após a conclusão de um período básico de estudos, conforme será visto mais a frente.

Enquanto que as 60 vagas destinadas ao quadro de música serão distribuídas entre diversas especialidades de instrumentos, como clarineta, flauta transversal, trombone, tuba, saxofone, saxotrompa, bombo, oboé e muitos outros. Por fim, a área da saúde militar tem 40 vagas reservadas para o cargo de Técnico em Enfermagem.

Por que fazer parte da Escola de Sargento das Armas?

A Escola Sargento de Armas é a instituição ideal para jovens que têm o sonho de integrar o Exército Brasileiro na posição de sargentos combatentes, pois seu ensino é exclusivamente voltado a esse tipo de formação. Todas as atividades realizadas durante o período letivo visam a capacitação dos alunos para o exercício dessa função nos corpos de tropa.

Quer entender como funciona essa dinâmica escolar? Descubra a seguir!

Matérias práticas

Como você já sabe, o ensino na ESA possui um viés técnico-profissional. Isso significa que as disciplinas são ministradas de maneira prática, sempre levando em consideração o tipo de profissional que o aluno deverá se tornar, as habilidades necessárias para o exercício da função, entre outros.

Ensino dinâmico

Além disso, os futuros sargentos deverão ser, ao mesmo tempo, chefes e executantes, de modo que a formação ministrada pela escola é direcionada para essas finalidades. Portanto, o ensino é dotado de dinamicidade, sempre orientado com base no pensamento de que é necessário que o aluno “aprenda a aprender”.

Esse princípio é operacionalizado em todas as matérias ministradas. Em decorrência disso, o futuro profissional buscará o autoaperfeiçoamento e o desenvolvimento de habilidades, mesmo após concluir a formação.

Ritmo intensivo

O ritmo do curso de formação é intensivo. Assim, os estudantes se envolvem rapidamente com o dia a dia profissional. Ao longo do processo, são simuladas condições de combate com frequência, nas quais os alunos são incentivados a desempenhar as funções de comando que serão exercidas futuramente nos corpos de tropa.

Além disso, eles recebem diversos treinamentos físicos militares, sempre focados no fortalecimento da temperança e capacitação para lidar com o trabalho em grupo, sob qualquer tipo de circunstância.

Como é o dia a dia dentro do ESA?

Para ter certeza se quer investir nessa carreira, é preciso conhecer melhor como é o dia a dia dos aprovados, antes de prestar o concurso. A partir de agora você vai entender todos os detalhes. Veja abaixo!

Regime de internato

Como já mencionamos, os alunos da ESA vivem em regime de internato. Durante o período letivo, as despesas com alojamento, alimentação, fardas e saúde são de responsabilidade do Estado. Ao longo da formação, os estudantes precisam frequentar aulas técnico-profissionais, mas também participam de outras atividades culturais, sociais, recreativas, e esportivas.

Demanda intensa

Vale relembrar que a formação educacional na ESA é muito intensa, uma vez que, no fim do período letivo, o aluno deverá estar apto para assumir a função de sargento militar no Exército Brasileiro. Essa responsabilidade demanda a atuação em diversas situações de combate.

Portanto, o estudante deverá se dedicar, ao máximo, no decorrer do curso para aprender como se portar em todas as ações profissionais, que serão futuramente exercidas nos corpos de tropa. Para isso, contará sempre com a ajuda de instrutores e monitores capacitados.

Divisão de períodos

Como já dissemos, a divisão do ano letivo compreende dois períodos: o primeiro deles é o Período Básico (PB), que tem duração de 48 semanas e é desenvolvido sob a coordenação da escola nas unidades do corpo de tropa.

Em um segundo momento, ocorre a especialização ou qualificação dos alunos com duração de 43 semanas. Vale ressaltar que a escolha da área específica, dentro do quadro geral/aviação, deverá ser feita após a conclusão do período básico.

Tipos de especialização

Sabendo da rotina intensa de atividades e estudos, é importante considerar o destino que o Sargento Combatente do Exército seguirá ao concluir os estudos. Confira, a seguir, as principais unidades educacionais para iniciar uma especialização.

Escola de Sargento das Armas

A Escola de Sargentos das Armas é responsável pela formação dos famosos “armas”, ou seja, aqueles que atuam na linha de frente do combate. Ela é composta por profissionais das competências de Artilharia, Cavalaria, Comunicações, Engenharia e Infantaria.

Escola de Sargentos de Logística (EsSLog)

A Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), localizada no Rio de Janeiro, constitui a unidade de ensino responsável por ministrar os cursos especializados das áreas de formação e aperfeiçoamento de sargentos de material bélico, intendência (área administrativa), manutenção de comunicações (equipamento rádio), saúde e topografia.

Além desses cursos, também são lecionados os Cursos de Especialização em Mestre de Música e de Formação de Sargentos Músicos. Os profissionais formados nessas áreas são considerados militares que apoiam o combate.

Centro de Aviação do Exército

Por fim, o Centro de Aviação do Exército, que fica situado em Taubaté, estado de São Paulo. Nesse local, formam-se os responsáveis pela manutenção dos equipamentos de aviação militar. Sendo assim, o CFS de Aviação é o único no qual os sargentos combatentes de carreira do Exército Brasileiro são qualificados fora das instituições ESA e EsSLog.

CIAvEx

Para concluir sua formação, o estudante deve passar por dois ciclos de ensino: o básico, que é desenvolvido no 12º GAC, em Jundiaí (SP), e o período de qualificação, no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx).

Quais os requisitos básicos para ingressar no ESA?

Alguns requisitos devem ser obedecidos por todos aqueles que desejam prestar esse concurso. Essas exigências servem para garantir que os futuros alunos terão condições de participar integralmente da formação e assumir profissionalmente a função de sargento no futuro.

Os principais pré requisitos especificados no Edital, e de acordo com os artigos 2º e 3º da Lei nº 12.705 de 2012, são:

  • ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a);
  • ter concluído ou cursar o último ano do Ensino Médio em instituição de ensino reconhecida oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC);
  • apresentar, no ato da matrícula, o certificado de conclusão de Ensino Médio, corretamente registrado nos órgãos responsáveis e competentes, de acordo com a legislação federal que regula a matéria;
  • caso o(a) candidato(a) ainda esteja cursando o último ano do Ensino Médio (3º ano) no momento da inscrição para o concurso ESA, é necessário ter aproveitamento suficiente para ser aprovado antes do prazo do certame;
  • ter entre 17 e 24 anos de idade para aqueles(as) que desejam se formar como Sargentos do Exército. As idades serão aferidas em 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • ter entre 17 e 26 anos de idade para cursar as áreas de Saúde e Música. Nesse caso, as idades também serão levadas em consideração até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • estar em dia com todas as obrigações perante o serviço militar e a justiça eleitoral;
  • os homens deverão ter altura de no mínimo 1,60 m, sendo que essa limitação não se aplica aos candidatos com até 16 anos de idade, desde que tenham a altura mínima de 1,57 m e apresentem exame especializado que revele a possibilidade do crescimento;
  • se a pessoa for do gênero feminino, precisará ter no mínimo 1,55 m de altura. A legislação não especificou hipótese para candidatas com até 16 anos e altura inferior a 1,55 m.

Como são as etapas desse concurso?

Assim como nas versões anteriores, no ano de 2019, o concurso ESA será composto de cinco etapas. Veja as relações abaixo e conheça melhor cada uma delas para saber como se preparar.

Exame Intelectual

Esse exame consiste em uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, pela qual todos os inscritos devem passar. Em 2019, a prova será realizada no dia 04 de agosto, das 13h às 17h.

A divisão das disciplinas que serão cobradas nas provas objetiva e dissertativa se dá na seguinte forma:

  • matemática, português, história e geografia do Brasil: 12 questões objetivas, para cada matéria, sobre a parte geral/aviação, além de 8 questões sobre as áreas de música e saúde;
  • inglês: 04 questões objetivas sobre todas as áreas;
  • português: 1 questão discursiva de redação;
  • conhecimentos específicos sobre a Área Técnica de Enfermagem e a Teoria Musical para Área de Música.

Cada parte da prova objetiva será avaliada por meio de uma nota que pode variar entre 0,000 a 10,000 pontos. No final, os candidatos aprovados serão selecionados para a próxima fase.

Etapa de valoração de títulos

Essa etapa é realizada nas Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCT) e supervisionada pela ESA. A fase possui caráter classificatório e somente poderão participar aqueles candidatos que forem aprovados na etapa objetiva precedente. Nesse momento, deverão ser apresentados alguns documentos do candidato, chamados títulos.

Assim, deverão ser providenciados: revisão médica, Exame de Aptidão Física Definitivo (EAFD), prova dos requisitos biográficos dos candidatos e comprovação por meio de heteroidentificação para aqueles que se autodeclararem pardos ou pretos no ato da inscrição e indicaram, em campo específico, que pretendiam concorrer na categoria de vagas reservadas.

Porém, mesmo que os candidatos não apresentem seus títulos à banca examinadora, eles não serão eliminados nessa fase do concurso. Eles apenas não serão aprovados e classificados para o ESA ao final das etapas subsequentes, mas de todo modo poderão participar das etapas subsequentes do certame.

Exame de Habilitação Musical (EHM)

É a terceira etapa do concurso ESA e tem caráter eliminatório e classificatório. Por ser específica, é destinada apenas aos candidatos da área Música, aprovados na primeira fase ou que estiverem classificados dentro do número de vagas destinadas aos naipes, bem como aos constantes na majoração que forem convocados pela escola.

Inspeção de Saúde

É a quarta fase do certame, sendo eliminatória e aplicável a todos os candidatos inscritos nas áreas disponíveis. Trata-se de uma inspeção de saúde que deverá ser realizada por todos os aprovados no exame intelectual e que forem classificados dentro do número de vagas correspondentes à área específica escolhida no momento da inscrição. Além disso, essa inspeção também deverá ser feita em candidatos que forem incluídos na majoração por meio de convocação da ESA.

Exame de Aptidão Física Preliminar (EAFP)

É a quinta e última fase do concurso ESA. Essa etapa também é eliminatória e deverá ser aplicada para candidatos aprovados no exame intelectual e considerados aptos pela inspeção de saúde.

Após passar pelas fases acima, com resultados positivos, o candidato estará aprovado no concurso ESA. Assim, passará a integrar a instituição onde iniciará um período intensivo de estudos até se tornar Sargento do Combatente do Exército Brasileiro, conforme vimos nos tópicos anteriores.

Portanto, para atingir o objetivo final de ingresso na função militar, é preciso que o aspirante primeiro passe no concurso público e, posteriormente, cumpra a etapa de estudos dividida em um período básico de 48 semanas e em outro de qualificação, com duração de 43 semanas.

O que fazer para obter um bom resultado no concurso ESA?

Conhecendo o dia a dia de um estudante da ESA e entendendo como funciona o seu processo seletivo, resta apenas unir técnicas e habilidades para ter um bom desempenho no concurso. Confira algumas dicas para potencializar a sua preparação para os exames!

Resolva provas anteriores

Inicialmente, destacamos que uma boa maneira de levar os estudos é treinar por meio das provas anteriores, refazendo todas as questões. Assim, você ficará familiarizado desde cedo com o modelo de cobrança. Além disso, poderá ter uma noção melhor de como os conteúdos são abordados pela banca examinadora, sabendo em quais tópicos focar na hora dos estudos.

Além disso, o treinamento fará com que você resolva os exercícios com maior rapidez e eficiência, de modo que terá mais tempo para se dedicar às questões do certame nas quais tiver dificuldades. Dessa maneira, será possível fazer a prova com maior tranquilidade e tempo, o que aumentará suas chances de passar!

Dê ênfase ao estudo para as provas Discursiva, de Português e de Matemática

De acordo com o Edital do concurso ESA 2019, as notas das provas intelectuais Discursiva, de Português e de Matemática, nessa ordem, serão critérios de desempate para os alunos que obtiverem notas iguais. Assim, o candidato que obtiver maior pontuação nessas disciplinas terá maiores chances de ser selecionado ao final do certame.

Deste modo, uma boa dica é dar enfoque nesses assuntos ao longo da sua preparação, e dedicar mais tempo para resolver as questões a eles relacionadas no momento da prova. Isso é necessário para que o futuro aluno saia na frente em relação aos seus concorrentes no momento da classificação final.

Vale lembrar que nada dispensa o estudo das demais disciplinas e atenção a elas durante o certame, uma vez que é exigida nota mínima em todas as provas do concurso!

Para a prova de Matemática, foque em alguns assuntos

Uma terceira dica importante é focar os estudos de Matemática em assuntos que se repetem ao longo dos anos. Fizemos uma análise das provas aplicadas nos últimos cinco anos e chegamos à conclusão de que os temas mais cobrados são: Funções, Números Complexos, Geometria Analítica, Logarítimo e Análise combinatória.

Fique ligado, pois o Edital de 2019 incluiu a matéria de “Cônicas” (elipse, hipérbole e parábolas) na Geometria analítica, enquanto nos anos anteriores era cobrado apenas o estudo das retas, pontos e circunferências. Portanto, a probabilidade de cair um desses novos conteúdos é bem grande!

Para ficar fera na Matemática, é necessário fazer exercícios diariamente, a fim de treinar a execução das operações de cálculo com rapidez. Isso facilitará muito a execução dos exercícios no momento prova.

Qual a importância dos cursos preparatórios?

Como você pôde ver, um concurso desse nível tem forte concorrência. Sendo assim, é importante usar com destreza de todas as ferramentas para ter melhor preparação e, consequentemente, desempenho satisfatório.

Para cumprir essa missão, os cursos preparatórios têm papel crucial, sendo cada vez mais buscados pelos concurseiros em busca de sucesso profissional. Entenda os benefícios de se preparar dessa maneira!

Ajuda a encarar a concorrência

Passar no concurso ESA pode não ser um sonho fácil, mas é certamente possível de se realizar e estabelece caminho para uma carreira estimulante e recompensadora. Por essa razão, a concorrência costuma ser bastante alta. No último ano, aproximadamente 94 mil candidatos se inscreveram para realizar essas provas.

Vale relembrar aqui que as áreas específicas dentro do quadro geral/aviação só serão escolhidas pelos futuros alunos após a aprovação no concurso e a posterior conclusão do período básico de estudos de 48 semanas. Além disso, essa escolha deverá respeitar o número de vagas disponíveis no Edital do concurso ESA realizado pelo estudante.

Analisando essa situação, é inevitável não assumir que a disputa é bastante acirrada para esse concurso público. Por esse motivo, o candidato precisa arregaçar as mangas e estudar bastante para se dar bem nas provas e obter a tão sonhada aprovação. Em outras palavras, é preciso papirar para passar!

Reforça a preparação mental e cognitiva

Diante disso, um curso preparatório poderá ajudar na preparação e estudos para o concurso ESA, uma vez que serve ajuda a dar um melhor direcionamento para os candidatos, em relação temas mais relevantes cobrados nas provas. Um bom curso preparatório dará ênfase aos pontos da matéria que caem mais frequentemente e indicará as questões e exercícios essenciais para serem resolvidos.

Desse modo, o candidato terá acesso a uma preparação especializada e completa, recebendo todo o suporte e esclarecimento sobre qual percurso deverá ser feito para que ele atinja aquilo que tanto espera: a aprovação. No curso, ele contará com a ajuda de profissionais especializados no assunto de concursos e o plano de estudos será específico para o certame do ESA.

Agora que você já sabe tudo sobre o concurso ESA, está na hora de correr atrás da sua preparação. Mas atenção: não vale se sentir intimidado pela concorrência ou pela quantidade de matérias! Tudo o que você precisa, nesse momento, é se preocupar em conquistar apenas uma vaga, ou seja, a sua. Além disso, todo o esforço e dedicação certamente serão recompensados quando você finalmente se deparar com o sonho realizado, conquistando a função de Sargento combatente do Exército Brasileiro.

E então, gostou deste post? Confira também nossa preparação completa para a prova da ESA. Clique aqui para saber mais.

Posts relacionados

Deixe uma resposta