fbpx

Tire agora suas principais dúvidas sobre o teste físico ESA

7 minutos para ler

Realizar a prova para a Escola de Sargento das Armas é uma das possibilidades de entrar na carreira militar. A ESA está localizada em Três Corações, Minas Gerais, mas tem batalhões espalhados por todo o Brasil. Assim como outros concursos, essa prova também é bastante concorrida. Ela exige a aprovação na prova intelectual, aptidão na inspeção de saúde e validação no teste físico da ESA.

Por isso, a melhor maneira de ser aprovado é conhecendo e entendendo todo o edital e como a prova física é aplicada. Para saber melhor sobre o teste físico da ESA e o que é exigido, continue lendo este texto!

O que é a prova da ESA?

A prova da ESA é a modalidade de entrada de alunos para se formarem no Curso de Formação de Sargentos do Exército Brasileiro (CFS). A instituição funciona em modelo de internato e os alunos recebem uma ajuda de custo durante o período letivo. Após a formação, a remuneração mensal dos formados é de R$ 3.825,00.

Os aprovados devem ficar na escola durante dois períodos: o primeiro, conhecido como básico, tem uma duração de 48 semanas. Depois disso, na segunda fase, o aluno se especializará em alguma área, em um prazo de 43 semanas. Nesse tempo, são oferecidas habilitações em Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Comunicação e Engenharia.

No entanto, para ser aprovado na escola, é preciso realizar uma prova com questões de Português, Matemática, História e Geografia do Brasil, além de uma redação e do teste físico.

Como funciona o teste físico da ESA?

Como as tarefas desenvolvidas na ESA exigirão condicionamento físico e boa saúde, consta no edital como um dos requisitos para ser aprovado a obtenção de valores mínimos no teste físico.

As provas são divididas em dois dias consecutivos e deverão ser realizadas tanto pelos candidatos do sexo masculino quanto pelas mulheres, mas no caso delas haverá diferença no número de repetições.

Provas do 1º dia

Entre as provas para o sexo masculino estão a corrida de 2450 metros em, no máximo, 12 minutos e três flexões de braços na barra fixa, sem limite de tempo. Já para o sexo feminino, a corrida é de 2100 metros em até 12 minutos, junto de uma flexão de braços na barra fixa, também sem limite de tempo.

Provas do 2º dia

No segundo dia, os homens precisarão executar, no mínimo, 21 flexões de braços sobre o solo, sem limite de tempo e 30 repetições de abdominais supra, em no máximo 3 minutos. Já as mulheres terão que fazer, ao menos, 12 flexões de braços sobre o solo, sem tempo determinado e 27 repetições no abdominal supra, em no máximo 3 minutos.

Há diferença nos valores exigidos para os alunos que prestarem o concurso para as vagas de música. As referências podem ser encontradas no edital. Durante a realização da prova, o candidato poderá executar até duas tentativas para cada tarefa, com um intervalo de 1 hora para descanso. No caso da corrida, é possível tentar mais uma vez depois de 48 horas da primeira tentativa.

Quais as dúvidas mais comuns sobre essa prova?

As provas da carreira militar, normalmente, exigem o teste físico. Por isso, é preciso se preparar com antecedência para essa prova também. Afinal, seria muito frustrante ser aprovado na prova intelectual e falhar na prova física, não é mesmo?

Para evitar isso, separamos algumas dicas sobre as principais dúvidas desse certame.

Formas de preparação

Muitos alunos se sentem perdidos, pois não sabem exatamente como se preparar. Assim como o estudo necessita de planejamento, a preparação física também deve ser planejada. Caso contrário, há grandes chances de você se machucar ou falhar na hora do exame.

A primeira dica é não esperar a data da prova para começar a treinar. Ao decidir que vai prestar o concurso, comece treinando desde esse momento. O corpo humano é uma máquina e precisa de tempo para se ajustar a uma nova realidade.

Por exemplo, se você nunca malhou, nem tem o hábito de praticar exercícios, certamente, será mais difícil chegar de primeira aos números exigidos no edital. Por isso, a dica é construir uma rotina de atividade física que deverá ser equilibrada com a rotina dos estudos.

Requisitos

Além de ser submetido à prova intelectual e física, o aluno deverá seguir alguns requisitos disponíveis no edital. É preciso ser brasileiro nato ou naturalizado, ter concluído o ensino médio, além de ter, no mínimo, 17 anos e máximo de 24 anos.

É preciso ainda estar apto na inspeção de saúde e estar em dia com as obrigações do serviço militar e justiça eleitoral. O candidato também precisa ter, no mínimo, 1,60 m de altura se for homem e, no mínimo, 1,55 m se for do sexo feminino.

Para evitar frustrações nesse sentido, é preciso ler e entender o edital. Caso algum ponto não esteja claro ou descumpra alguma lei, o candidato poderá entrar com recurso pedindo a explicação ou alteração. Por isso, ler o edital assim que ele for divulgado é fundamental.

Inspeção de saúde

A inspeção de saúde também gera dúvidas e inseguranças no candidato. Essa fase também é eliminatória e são exigidos uma série de laudos de exames que estão no edital: radiografia dos campos pleuro-pulmonares, sorologia, hemograma completo, teste ergométrico, glicemia e muitos outros.

Para não ser eliminado nessa fase, é preciso manter uma alimentação saudável e prezar pela prática de esportes. Mas, caso algum exame aponte a inaptidão do candidato, é possível pedir o recurso e realizar um novo exame.

Treinamento e simulação

Depois de entrar em uma rotina de atividades físicas, é preciso começar a treinar e simular o dia da prova. Mesmo que você já esteja chegando aos números pedidos na prova na academia ou em casa, faz toda a diferença simular o dia do teste em um local diferente.

Por exemplo, correr a distância necessária na esteira durante os 12 minutos é bem diferente do que correr em uma pista de treino debaixo do sol. Por isso, busque locais que sejam parecidos com o local da prova e tente sempre fazer mais do que o necessário. Lembre-se também de cronometrar o tempo e buscar melhorar os índices.

Outra dica importante é procurar ajuda profissional para realizar os movimentos de forma correta. O avaliador pode te reprovar caso a barra ou flexão não estejam sendo feitos de forma correta. Além disso, ao aprender os passos corretos com um profissional, você estará reduzindo a chance de se machucar e causar uma lesão grave.

Como se preparar na semana do teste físico?

Na semana que antecede o teste físico, é preciso muito descanso e boa alimentação. Esse não é mais o momento de treinar e se exaurir. Portanto, tenha uma alimentação mais regrada e durma, pelo menos, 8 horas por dia, pois é no momento de descanso que o corpo se recupera do esforço físico.

No dia anterior, organize o material necessário para o TAF. Prepare seu tênis, meia, bermuda, roupa leve, roupas para utilizar depois da prova, garrafa de água e um alimento, relógio com cronômetro e o que mais for preciso. No dia do teste físico, tome um bom café da manhã e leve uma fruta ou barra de cereal para consumir depois das atividades.

Como você pôde ver, essa etapa do exame não tem muitos segredos. Tudo o que você precisa fazer é criar um bom planejamento, ter organização e estabelecer uma rotina saudável. Assim, é possível se preparar para realizar um bom teste físico da ESA.

Ainda tem alguma dúvida sobre essa prova? Quer saber mais detalhes sobre ela? Então, leia esse guia com tudo o que você precisa saber sobre o Concurso ESA.

Posts relacionados

Deixe um comentário