fbpx

Redação da EsPCEx: 5 dicas para se dar bem

7 minutos para ler

O concurso para entrar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) é extremamente concorrido e conta com provas de nível intelectual e físico, além dos exames médicos. Por isso, para mandar bem no processo seletivo, principalmente na redação da EsPCEx, é preciso muito preparo e conhecimento sobre esse tipo de avaliação.

O curso é voltado para alunos entre 17 e 22 anos, por isso, os conteúdos exigidos são compatíveis com o que é ensinado no ensino médio. Assim, na prova intelectual são cobrados conteúdos de português, química, física, matemática, geografia, história, inglês, além da redação — essa última apresenta, inclusive, caráter eliminatório.

Dessa forma, separamos as dicas mais importantes para construir um ótimo texto, apontando os critérios da avaliação e a melhor forma para se preparar para a prova. Confira!

A redação da EsPCEx

A redação exigida pela EsPCEx deve ser do tipo dissertativo-argumentativo, escrita em terceira pessoa e deve ter entre 25 e 30 linhas. Normalmente, os temas exigidos são assuntos de conhecimento geral como política, sociedade e meio-ambiente.

Por exemplo, em 2018, o tema pedido foi “O saneamento básico como direito fundamental para o desenvolvimento da cidadania” e, em 2017, foi “A reintegração social do preso no Brasil”.

Dessa forma, a banca mostra como é importante que o aluno tenha entendimento de ideias que vão além das matérias abordadas nas salas de aulas. Com esses temas, o candidato será testado na sua capacidade de escrita e de conhecimentos gerais para criar e sustentar uma boa argumentação.

Elementos que implicam na anulação da prova

Existem alguns casos que implicam automaticamente em uma nota zero. São eles:

  • textos com menos de 17 linhas e com mais de 38 linhas — aqueles que apresentarem entre 17 e 25 linhas, ou superior a 30, serão penalizados de acordo com o valor excedido ou insuficiente de linhas, segundo o edital;
  • redações com fuga total do tema;
  • modalidade textual diferente da solicitada;
  • texto ilegível ou incompreensível;
  • a não utilização de caneta preta ou azul;
  • reprodução literal do texto de apoio. 

Estrutura da redação

A nota máxima da prova é 100 pontos e esses valores são divididos segundo os critérios de correção, como coerência e coesão, abordagem do tema, linguagem, gramática e argumentação.

A prova de redação é de caráter eliminatório, portanto, os seus pontos não são computados no cálculo final de classificação do candidato. Assim, será considerado apto todo aquele que obtiver pontuação igual ou superior a 50 e desclassificado quem pontuar algo inferior a essa nota.

Além disso, o texto precisa ter uma estrutura dissertativa com título, introdução, desenvolvimento e conclusão. Entenda o que é esperado em cada parte!

Introdução

Nessa parte, é esperado que o aluno apresente o assunto/problema criando uma tese central, que direcione e delimite o tema, além de mostrar o seu posicionamento sobre assunto.

Desenvolvimento

No discorrer do texto, o estudante precisará abordar o tema com, pelo menos, duas ideias centrais, aprofundando e argumentando sobre o assunto com conhecimento extra ao material de apoio disponível.

Conclusão

Na conclusão, o candidato deverá retomar o tema apresentando possíveis soluções ou conclusões lógicas para o problema apresentado na introdução.

5 bizus para se dar bem nessa prova

Agora que você já viu como a prova funciona e como ela deve ser construída, é importante conhecer algumas dicas para alcançar a aprovação com mais tranquilidade. A seguir, confira algumas delas!

1. Conheça o estilo de temas propostos

Como falamos anteriormente, os temas propostos pela banca são de conhecimento geral e abordam assuntos de relevância para a sociedade. Assim, a prova de redação da EsPCEx se assemelha bastante ao que é exigido nas redações no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Portanto, revisar temas propostos no ENEM e o modelo de correção dessa prova também poderá ajudar na aprovação da prova da escola militar.

2. Dê atenção ao tempo disponível

Muitos alunos se preparam muito bem para a prova de redação, mas acabam falhando no dia da prova por não conseguirem dividir o tempo disponível entre as questões objetivas e a dissertação.

A prova escrita é realizada no primeiro dia de avaliação, em que o aluno também precisa fazer questões de português, física e química. No total, são 4h30min para a realização de todo o exame e o mais indicado é que, dessas horas, 60 minutos sejam dedicados inteiramente à escrita do texto.

Pode parecer tempo suficiente, mas é preciso considerar o nervosismo do dia, além da necessidade de organização da estrutura, escrita do rascunho e depois elaboração da versão final.

Assim, a melhor maneira de evitar problemas no grande dia é treinar em casa cronometrando o tempo. Quanto mais você simular, mais fácil ficará para desenvolver os pensamentos e a escrita em tempo hábil.

3. Entenda o tipo de linguagem pedido

Nesse tipo de prova, é preciso entender o tipo de linguagem exigido, para não perder pontos por informalidade e inadequação vocabular. Isso significa que o texto deve ter coerência, clareza, boa estrutura frasal e ser impessoal.

Portanto, gírias, termos apelativos, verbos no imperativo, aconselhamento, repetições viciosas, pronomes de tratamento e marcas de oralidade devem ser evitadas.

4. Leia muito

De nada adianta um texto impecável na linguagem e gramática, mas pobre em ideias e argumentos. Assim, o único meio de absorver esse tipo de conteúdo é lendo, estudando e se interessando por assuntos gerais.

Em uma dissertação argumentativa, é preciso que o aluno aponte problemas relacionados ao tema, bem como soluções possíveis para sua resolução. Sendo assim, somente com conhecimento extra será possível construir argumentos convincentes.

5. Organize suas ideias em tópicos

Para alguns paisanos, deparar-se com uma folha em branco pode ser a causa de desespero e bloqueio de ideias. Mas esse não será o seu caso, pois você vai utilizar a nossa dica. Ao tomar conhecimento do tema, a primeira coisa a fazer é colocar as ideias em tópico. Veja um exemplo:

  • tema: A desigualdade social e a pobreza como problemas sociais;
  • introdução: citar o tema e elencar duas possíveis causas/problemas. É possível citar o acúmulo de renda em uma pequena parte da sociedade e a urbanização desordenada no Brasil, criando favelas e marginalizados;
  • desenvolvimento: em cada parágrafo, deve-se citar uma causa e usar argumentos históricos, dados e fatos que corroborem essa opinião;
  • conclusão: é preciso apontar soluções para a diminuição do problema que sejam possíveis de serem aplicadas, como a cobrança de impostos proporcional à classe social do indivíduo e programas de reurbanização dos centros, segundo o exemplo citado. 

Transformando o estudo em resultados

Depois desse texto, deu para perceber que a aprovação necessita de muita dedicação e um plano de estudos, não é mesmo? Ao conhecer a banca e ler o edital, você estará saindo à frente de muitos concorrentes que não se preocupam com essa etapa tão importante.

Depois disso, a prática levará ao sucesso, por isso, tente começar os estudos com bastante antecedência e faça, pelo menos, um texto no estilo da redação da EsPCEx por semana. Dessa forma, em alguns meses você estará pronto para ser aprovado nessa prova.

Gostou das nossas dicas para mandar bem na redação da EsPCEx? Quer ver mais bizus sobre a carreira militar? Então, siga-nos no Facebook, Instagram e YouTube para não perder nenhuma novidade.

Posts relacionados

Deixe um comentário