Vai fazer a prova de matemática da ESA? Provavelmente, você já está com aquele frio na barriga com medo do que virá, certo? Antes de qualquer coisa, saiba que isso não é nenhum bicho de sete cabeças e que, com foco, determinação e disciplina, esse exame não será um obstáculo entre você e a carreira militar.
Por esse motivo, preparamos algumas dicas que vão dar uma força para vencer essa batalha. Se ficou interessado, continue a leitura e comece a se preparar hoje mesmo! Vamos lá?
1. Conheça a prova que vai fazer
A primeira dica para quem quer arrasar em matemática e entrar com tudo na ESA é pegar as provas de concursos e editais anteriores. Isso vai ajudar a conhecer o estilo da avaliação, além de servir de base para o que pode cair nessa etapa do concurso.
Desse modo, você pode descobrir onde tem mais dúvidas e quais conteúdos requer mais esforços. Mapear as suas dificuldades e ter uma noção do que pode aparecer é fundamental para pensar em estratégias de estudos que o ajudarão na hora da prova. Afinal, não se entra em uma batalha sem conhecer o inimigo.
2. Não tenha medo da matemática e planeje
Vista por muitos como o terror personificado, a matemática não é o monstro que muitos pintam. Trata-se de uma importante matéria cujo aprendizado ajuda a desenvolver a capacidade de pensamento lógico e estratégico.
A inquietação em estudar essa disciplina desaparece quando você aceita que estudar matemática exige determinação, ordem e constância. Portanto, estabeleça um programa de estudo diário e seja firme para seguir o seu planejamento.
Na hora de desenvolver o seu plano, leve em consideração os conteúdos que você apresenta maiores dificuldades e dê prioridade a eles, reservando um tempo maior para assimilar bem o que é aprendido.
3. Procure saber o que será cobrado
Fique atento também ao conteúdo programático do exame e veja quais matérias podem aparecer. Assim, é possível organizar seus estudos de forma inteligente e não perder tempo estudando o que não cairá.
Temas como funções exponenciais, logaritmos e análise combinatória são quase certeiras, mas não se prenda a estudá-las apenas. Lembre-se que quem quer vencer precisa se preparar. Então, inclua todos os tópicos do programa em sua rotina de estudos.
4. Se precisar, busque ajuda
Se você tem dificuldades em estudar sozinho, procure alguém que possa ajudar nessa empreitada. Existem várias opções que devem ser cogitadas, desde cursinhos até aulas particulares. A seguir, confira algumas fontes de suporte para os estudos!
Cursos especializados
Uma ótima opção para quem precisa de uma força para engatar nos livros e apostilas são os cursos especializados em concursos militares. Além de fornecerem materiais exclusivos que servirão de bússola para suas instruções, eles oferecem maior direcionamento nos seus estudos e monitoria, caso precise de uma ajuda extra.
Verifique a existência dessas instituições próximas a sua residência, converse com a equipe gerenciadora e avalie o material que é oferecido. Se for adequado aos seus horários, o curso vai ser justamente o que você precisa para mandar bem na prova de matemática da ESA.
Preparatórios online
Se não existem cursos presenciais próximos de sua residência, vale a pena conferir as opções à distância. Essa modalidade de preparatório proporciona flexibilidade de horário e conforto ao estudante, pois ele pode estudar no conforto do seu lar e no momento que desejar.
Na verdade, esse modelo se adequa muito bem para quem tem horários bem apertados e precisa conciliar estudo com outras atividades, como o emprego. Além disso, nosso preparatório online oferece todo o conteúdo do edital no estilo que a banca ESA cobra.
Professores particulares
Os professores particulares são uma ótima opção para quem deseja maior preparo para a prova. Tutores de matemática podem ajudar muito quando o assunto é a prova da ESA e, inclusive, já existem professores particulares especializados no assunto. Se você já organizou a sua rotina, a mão de um professor particular pode ser necessária para dar aquele bizu.
Amigo que sabe de matemática
Se não há a possibilidade de um professor particular, existe também aquele amigo que sabe mais de matemática. Se conhecer algum, peça ajuda naquela dúvida que não deixa você em paz.
Além disso, você pode ajudá-lo em uma outra disciplina que tem mais facilidade, fazendo uma troca. Só não se esqueça que o amigo só pode ser eficaz se você mantém uma rotina disciplinada de estudos, porque ele vai apenas ajudar com algumas questões, ok?
5. Técnicas de estudos
Aprender algumas técnicas de estudos de matemática podem dar uma valorizada na sua preparação, elas ajudam a gerenciar melhor o tempo de resolução das questões e garantem maior segurança na hora de resolvê-las.
Elas ajudam também a tornar o raciocínio mais rápido, seguem algumas ideias:
- analise fórmulas e conceitos matemáticos: uma tática para aqueles que se preparam para prova de matemática da ESA, e qualquer outra prova de matemática, é escrever e verbalizar o que significa cada símbolo envolvido em formulações matemáticas, encontrar outros métodos de obtê-los e, se possível, associá-los com outros conceitos aprendidos anteriormente. Isso vai ajudar a fixar o tópico na memória;
- faça exercícios: estudar matemática exige organização, concentração e prática. Não se aprende a resolver problemas sem praticar exercícios. Por isso, busque materiais que contenham várias questões e seus respectivos;
- use técnicas de cálculos mentais: pesquise técnicas de cálculos mentais para resolver operações mais simples de forma rápida e eficaz. Essas técnicas auxiliam a gerenciar melhor o seu tempo de resolução, assim você não perde tempo com operações simples.
6. Organize seus estudos com inteligência
A eficácia do seu aprendizado não depende de quanto tempo é aplicada, mas de como você estuda. Por isso, é importante gerenciar os seus estudos diários respeitando também os seus momentos de descanso.
Sendo assim, nunca estude por muitas horas seguidas, isso só vai tornar o assunto incômodo e não contribui nada para reter o conteúdo estudado. Articule também os seus estudos de forma que em um dia se estude dois ou mais temas, sempre com um intervalo entre um e outro, para relaxar a mente.
Seguindo essas dicas, as chances de passar na prova de matemática da ESA certamente aumentarão. Só não esqueça que essas orientações são válidas apenas de acordo com a sua dedicação. Afinal, o segredo do sucesso está em você.
Gostou dessas dicas? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e fique atualizado com outras ideias que podem ajudar a conquistar a sonhada vaga. Boa sorte!