fbpx

Prova de história da ESA: saiba como se preparar adequadamente

6 minutos para ler

Muitos jovens sonham em seguir uma carreira no exército, por meio da Escola de Sargentos das Armas. No entanto, para realizá-lo, é preciso passar na prova de história da ESA, que é uma das matérias cobradas no concurso.

Além de gerar certa estabilidade financeira, ter um emprego no exército proporciona chances de crescimento dentro da instituição. Por isso, os concursos dessa área são muito concorridos. Logo, é preciso se preparar da melhor maneira.

Neste texto, vamos apresentar algumas dicas para ajudar você a aumentar seu conhecimento em história e alcançar o seu objetivo. Confira!

Como funciona a prova de história da ESA?

O concurso ESA é dividido em duas etapas. A primeira delas é de caráter eliminatório e classificatório. Nela, são realizados:

  • exames intelectuais;
  • valoração de títulos;
  • inspeção de saúde;
  • exame de aptidão física;
  • exame de habilitação musical (para os candidatos da área de música).

Já a segunda fase é composta por uma revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos. Também tem caráter eliminatório. Nos exames intelectuais são cobradas algumas matérias, como:

  • matemática;
  • português;
  • história e geografia do Brasil;
  • teoria musical (para quem concorre às vagas da área de música);
  • conhecimentos específicos de enfermagem (para os candidatos da área da saúde).

Na prova de história, são 12 questões para os candidatos da área geral/aviação e 8 para quem é da área da saúde e música. Apesar de não serem muitas questões, não se engane pensando que não é preciso estudar. Afinal, é necessário obter, pelo menos, 50% de acertos em cada área. Ou seja, quem é da área geral e acertar menos de 6 questões na prova de história, será eliminado.

Como se sair bem na prova?

Por se tratar de uma prova que cobra várias matérias e que tem muitos candidatos, o concurso ESA é um grande desafio. Mesmo que a prova de história não contenha muitas perguntas, você precisa se preparar. A seguir, mostraremos algumas dicas que podem ajudar você durante os estudos nessa matéria.

Marque os tópicos importantes

Os livros de história são conhecidos por terem muitos textos. Por isso, é interessante marcar os tópicos mais importantes relacionados ao assunto em questão. Utilize uma caneta marca-textos ou, caso você não tenha uma, o próprio lápis para sinalizar quais trechos trazem informações relevantes.

Isso vai ajudar você na hora que precisar revisar aquela matéria. Assim, você não perde tempo tentando identificar o que deve ser absorvido daquele conteúdo e consegue se organizar melhor em meio a tantos materiais.

Consulte provas anteriores

Consultar provas de concursos anteriores é uma ótima forma de estudar, já que você resolve exercícios e se familiariza com o formato da avaliação, além de entender como são cobradas as matérias. Na internet, é possível encontrar as versões antigas para fazer.

Lembre-se de resolvê-las sem consultar a resposta. Assim, você testa o seu conhecimento de determinado assunto. Caso você erre alguma questão, não se desespere! Esse é o momento em que isso pode acontecer e você tem a oportunidade de aprender com o seu erro.

Crie um plano de estudos

O plano de estudos ajuda você a se organizar em meio a muitas tarefas. Para montar um, escreva em uma agenda ou folha todos os compromissos que você tem durante a semana e os horários. Depois, é só completar os horários vagos com estudos de cada uma das matérias que são cobradas na prova.

Não pense que história não precisa de muitas horas de estudos porque tem poucas questões na prova. A matéria é extensa e você não sabe exatamente o que cairá. Por isso, deve se preparar da melhor forma.

Lembre-se de separar um tempo para descansar e fazer uma atividade que lhe dê prazer. Afinal, nossa mente também precisa de uma folga. Estudar por muito tempo sem parar pode atrapalhar o seu aprendizado.

Entenda quais são os conteúdos que mais caem na prova

Para otimizar o seu tempo de estudos, é muito importante saber quais conteúdos mais caem na prova de história da ESA. Dessa forma, você organiza o seu cronograma, separando um tempo maior para eles. É possível fazer essa análise com provas antigas e por meio do edital do concurso.

As questões de história em concursos militares costumam ser mais objetivas e, nelas, é necessário dominar os principais agentes dos acontecimentos, além das causas e consequências de grandes processos.

Varie a forma de estudar

Cada um de nós é diferente, portanto, temos diferentes habilidades. Para explorar todas as suas habilidades, é interessante variar a forma de estudar. Por exemplo: em vez de fazer resumos e mais resumos, faça mapas mentais, ensine a matéria para outras pessoas, grave o que você aprendeu e depois escute etc.

Dessa forma, você não se cansa de fazer o mesmo tipo de atividade todos os dias e fixa os assuntos de uma maneira mais fácil. Afinal, é muita matéria para aprender, não é mesmo?

Matricule-se em um curso preparatório

Os cursos preparatórios são uma ótima forma de complementar e ajudar os seus estudos em casa. Neles, você tem auxílio de professores e materiais específicos para a prova que vai fazer.

O Papiro Concursos oferece um opção online que abrange todo o conteúdo de História do edital. Para conhecer, clique aqui.

você encontra os professores mais qualificados e materiais que vão auxiliar no seu aprendizado. As aulas também podem ser uma oportunidade para tirar qualquer dúvida que você tenha sobre todas as matérias. Às vezes, é melhor investir em um aprendizado com auxílio de pessoas que entendem do assunto do que se esgotar ao tentar estudar por conta própria.

A prova de história da ESA pode parecer fácil pelo tamanho, mas requer muita dedicação e preparo. Nesse tipo de concurso, quanto mais questões você acertar, melhor será, por causa da alta concorrência. Por isso, é necessário se preparar para todas as matérias com muito estudo.

Agora que você já sabe como se preparar adequadamente para a prova de história da ESA, leia o nosso post que fala tudo que você precisa saber sobre esse concurso!

Posts relacionados

Deixe um comentário