fbpx

Como entrar no exército depois de ser dispensado? Descubra aqui!

6 minutos para ler

Como entrar no exército depois de ser dispensado? Muitos jovens fazem essa pergunta quando terminam de cumprir o período do serviço militar obrigatório. O alistamento deve ser realizado por toda pessoa do sexo masculino, ao completar 18 anos de idade.

Ao término da seleção, o indivíduo pode ser liberado, designado para prestar serviço em alguma organização militar ou ser matriculado em órgão de formação de oficiais da reserva, como os Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) ou nos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR).

Contudo, o limite máximo de permanência é de 8 anos e, depois disso, não é possível continuar na carreira. Dessa forma, para continuar no exército e traçar uma carreira militar, é preciso ingressar em algum concurso público.

Se você se interessou por esse tema e quer conhecer as opções disponíveis, continue lendo este post!

Por que investir em uma carreira no exército?

Ingressar na carreira militar é o sonho de muitas pessoas, pois ela promove diversos benefícios. Além do status, ao entrar em um concurso público militar, o aluno recebe uma ajuda de custo durante os cursos de formação. Assim, o aprovado poderá estudar durante o período recomendado sabendo que terá moradia, alimentação, tratamento médico e odontológico, fardamento e uma ajuda monetária.

A carreira militar do exército também chama atenção, pois tem bons salários iniciais e possibilidade de ascensão. Por exemplo, em 2019, o soldo dos oficiais generais equivalem a 14 mil reais, sem contar os adicionais ou gratificações.

Quais opções existentes de concurso nessa área?

Há a possibilidade de entrar no exército depois de ser dispensado prestando novos concursos. A seguir, conheça algumas alternativas e veja quais são os requisitos necessários para cada uma delas.

Escola de Sargento das Armas (ESA)

Uma das alternativas de investir na carreira militar é prestando concurso para a Escola de Sargento das Armas (ESA). O estabelecimento de ensino de nível superior tecnólogo é responsável pela formação dos sargentos combatentes, sendo possível se especializar nas áreas de Infantaria, Cavalaria, Engenharia, Artilharia e Comunicações.

O período básico do curso é de 34 semanas. Em seguida, inicia-se o tempo de qualificação, que é de 43 semanas. Eles podem ser realizados uma das 12 organizações que ficam situadas em vários estados do país, como Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Cataria e Rio Grande do Norte.

Além disso, é preciso atender a alguns pré-requisitos, como:

  • a conclusão do ensino médio;
  • ter, no mínimo, 17 anos e, no máximo, 24 anos de idade;
  • medir, no mínimo, 1,60 m de altura para sexo masculino e 1,55 m para o sexo feminino.

Caso queria se preparar para esse concurso, clique aqui.

Instituto Militar de Engenharia (IME)

O concurso de admissão ao Curso de Formação e Graduação (CFS) do IME é outra forma de trilhar uma carreira militar. Ele tem duração de 5 anos e é destinado aos brasileiros que já concluíram o ensino médio e que pretendem seguir como oficial e engenheiro militar. Assim, ao mesmo tempo em que o aluno se gradua em uma das especialidades da Engenharia, ele também estará se formando como oficial da ativa.

As principais especialidades em Engenharia oferecidas pelo IME são:

  • Cartográfica;
  • Civil (fortificação e construção);
  • da computação
  • Elétrica;
  • Eletrônica;
  • de comunicações;
  • de materiais;
  • Mecânica e de armamento;
  • Mecânica e de automóveis;
  • Química.

O Instituto está localizado no Rio de Janeiro e os requisitos necessários para a aprovação são ter nacionalidade brasileira, ensino médio concluído ou em curso (do último ano) e idade mínima de 16 anos e máxima de 22 anos.

Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)

O concurso da EsPCEx busca preencher cerca de 400 vagas para estudantes do sexo masculino e 50 para alunas do sexo feminino. A Escola Preparatória de Cadetes do Exército está localizada na cidade de Campinas, São Paulo, e tem o objetivo de preparar jovens para o ingresso no curso de formação de oficiais das armas, seja do quadro de material bélico, seja do serviço de intendência.

A seleção ocorre anualmente e os requisitos para entrada são:

  • ser brasileiro;
  • idade mínima de 17 anos e no máximo 22 anos;
  • conclusão do ensino médio ou estar cursando o seu último ano;
  • para os homens é preciso ter, no mínimo, 1,60 m de altura e, para mulheres, 1,57 m.

Como o próprio nome já diz, a escola serve de preparação para aqueles que pretendem ingressar na Academia Militar de Agulhas Negras (AMAN). O aluno aprovado passará um ano na EsPCEx e, se concluir o curso com aproveitamento satisfatório, poderá prosseguir para a sede da AMAN, em Resende, Rio de Janeiro, onde ficará 4 anos e concluirá sua formação.

Como me preparar para essa carreira?

Conseguir a aprovação na carreira militar não é uma tarefa fácil. Todos os processos seletivos são compostos por exame intelectual, exame de aptidão física, inspeção de saúde, avaliação psicológica, comprovação de requisitos biográficos e averiguação de idoneidade moral.

Além disso, depois de aprovado, o aluno vive uma intensa rotina que se divide entre estudos e atividades físicas e de quartel. A seguir, veja algumas maneiras de se preparar para os exames!

Prova intelectual

Para ser aprovado na prova intelectual, é preciso intensificar o estudo e, muitas vezes, é necessário um reforço complementar, como a ajuda de professores particulares ou cursos voltados para aprovação na carreira militar.

Essa ajuda extra será útil para ajudar o aluno a focar os estudos nas disciplinas que são mais cobradas, além de disponibilizar material específico do concurso pretendido.

Prova física

Além da prova intelectual, que, geralmente, envolve todo o conteúdo do ensino médio, há exames físicos que também são de caráter eliminatório. Esses testes são importantes, pois, na carreira militar, a condição física é bastante exigida.

Dessa forma, ao decidir prestar um concurso desse tipo, busque organizar uma rotina de estudo e uma de treino. As provas, normalmente, exigem que o aluno tenha condicionamento físico para corrida e para realizar barras e abdominais. Portanto, foque nesses tipos de exercício.

Depois desse conteúdo, ficou mais fácil entender como entrar no exército depois de ser dispensado, não é mesmo? O serviço militar obrigatório é uma porta de entrada para o exército, mas para consolidar uma carreira, é necessário ser aprovado em algum concurso.

Gostou do nosso texto? Quer saber mais detalhes sobre a carreira militar? Então, confira também nosso post com todas as informações disponíveis sobre essa profissão.

Posts relacionados

4 thoughts on “Como entrar no exército depois de ser dispensado? Descubra aqui!

  1. eu completei 18 anos tem poucos dias e queria segir carreira como soldado do ezesito mas não sei o que eu posso fazer pra entrar

  2. Eu foi dispensado, agora eu tenho vontade, tenho interesse de entra no Exército Brasileiro, mas só que hoje eu tenho 26 anos eu preciso fazer algum curso? Pra entra no Exército sim ou não?

Deixe um comentário