A prova de redação EPCar é uma etapa muito importante para a aprovação no concurso, por isso, os candidatos precisam estar bem preparados se desejarem tirar uma boa nota. É preciso ter foco, dedicação e seguir algumas dicas básicas que farão toda a diferença no seu sucesso.
Quer saber mais? Confira nosso guia sobre a prova de redação EPCar!
O concurso EPCAr e a etapa de redação
A EPCAr consiste na Escola Preparatória de Cadetes no Ar. Foi fundada no ano de 1949, com a missão de preparar os alunos para se tornarem cadetes, e futuramente, oficiais da força aérea. Após a formatura na escola, eles recebem o título de cadetes e a partir daí podem participar do Curso de Formação de Oficiais Aviadores na Academia da Força Aérea.
A concorrência para esse exame é bastante alta, uma vez que o número de vagas é sempre inferior ao de inscritos. Assim, obter uma boa nota na prova de redação pode colocar você à frente da concorrência. Por isso, é essencial se dedicar para essa etapa na hora dos estudos.
A redação EPCAr é basicamente uma produção textual dissertativa e argumentativa. Além de atender a parâmetros que serão apontados no próximo tópico, é preciso que a produção textual do aluno tenha no mínimo 100 palavras relacionadas diretamente à proposta de redação.
De modo geral, a quantidade de matéria cobrada na fase do EPCAr escrita é inferior se comparada ao ENEM. Ainda assim, para se dar bem na prova é preciso que o aluno estude com foco e bastante antecedência!
A importância da redação para a colocação e nota final do concurso
A redação é uma das provas mais importantes para a colocação final do candidato e contribui bastante para que sua nota total seja alta. O aluno pode receber uma pontuação que varia entre a nota mínima de 5 pontos e a máxima de 10.
Quanto mais próximo da nota máxima, maior será sua nota final. Como a redação vale muitos pontos, uma nota próxima ao total pode deixar o candidato bastante à frente em relação aos demais.
Além disso, vale lembrar que apenas serão corrigidas as redações daqueles que forem classificados até 960ª posição dentre candidatos do gênero masculino e até a 120ª posição entre as candidatas do gênero feminino que estiverem participando do certame. Por essa razão, é essencial tirar uma boa nota nas provas das demais matérias também.
A nota do estudante na redação EPCAr pode variar conforme o cumprimento dos seguintes critérios de correção:
- Adequação ao tema proposto, ou seja, o candidato deve demonstrar que entendeu a proposta de redação;
- Utilização da linguagem apropriada. Isso significa que o texto produzido pelo estudante deve atingir um nível adequado de coesão e coerência;
- Obediência às regras de gramática, além de empregar a linguagem formal, é preciso que a produção atenda às normas padrões da gramática para que o candidato receba uma boa pontuação.
Normalmente, o tema da proposta de redação é relacionado a assuntos atuais, que estão sendo discutidos por toda a sociedade naquele momento. Portanto, na maioria dos casos, é preciso que o candidato tenha conhecimentos em política, economia nacional e internacional, direitos humanos, entre outros relacionados. Nas últimas três provas, os temas foram os seguintes:
- A influência das novas formas de comunicação no relacionamento humano do século XXI.
- O trabalho escravo está mais próximo do que você imagina
- As dificuldades de se colocar em prática, nos dias de hoje, o seguinte ensinamento: “Procure ver o lado bom das coisas ruins”.
Portanto, estude bastante para escrever uma redação com conteúdo de qualidade e adequada às normas linguísticas e gramaticais de escrita. Assim, você poderá alcançar uma ótima classificação no certame e atingir seu objetivo de aprovação.
Para ajudar nessa tarefa, separamos as melhores dicas para você mandar muito bem na redação EPCAr. Confira a seguir!
Como se preparar de maneira eficiente para a redação EPCAr?
Fique por dentro dos temas atuais
Como você já sabe, as redações da EPCAr geralmente cobram temas relacionados a atualidades e o que estiver em alta na mídia e sociedade como um todo. Por isso, durante a sua preparação é fundamental ficar atento às notícias, ler jornais, revistas, blogs e informativos com frequência, além de procurar saber mais detalhes sobre os assuntos do momento.
Portanto, após dedicar seu tempo de estudos às disciplinas mais tradicionais cobradas pelo edital, vale a pena separar alguns momentos para se inteirar das Atualidades. Essa prática dará ao candidato um alto potencial de acerto na produção textual, pois quem tem conhecimento sobre determinado se sente muito mais confortável para escrever sobre ele.
Desenvolva o hábito de leitura e escrita
Quem deseja escrever bem deve dedicar o tempo livre à leitura de diversos conteúdos. Assim, é possível desenvolver o vocabulário, aprender novas palavras e entender a grafia correta daquelas que já se sabe. Ao mesmo tempo, o estudante consegue obter mais conhecimentos sobre assuntos variados, o que certamente o ajudará na hora de escrever um texto.
Paralelamente, é fundamental treinar a escrita. Ora, não há como ir bem em uma prova de redação e se preparar para ela sem antes escrever vários e vários textos! A prática leva à perfeição.
O ideal é escrever uma ou duas redações por semana. Existem professores e cursos que oferecem o serviço de correção textual, e esse pode ser um investimento muito útil para o aluno que deseja se dar bem na prova! Também é possível pedir para amigos e familiares lerem o seu texto, mas a ajuda de professores especializados é sempre melhor para concursos.
Gerenciar o tempo de elaboração da redação
Quando estiver treinando a redação, tente cronometrar o tempo de escrita. Isso permitirá que você desenvolva a capacidade de raciocinar e elaborar textos adequados ao tema no tempo da prova.
Essa tarefa pode ser difícil para quem treinou pouco, pois a pessoa não tem qualquer controle sobre o tempo líquido de aproveitamento dos estudos e de resolução da prova. Além disso, o treinamento cronometrado permite que o candidato aprenda a elaborar suas redações mais rapidamente.
No início, é possível que o tempo para escrever um texto seja mais longo. Porém, é certo que com o passar do tempo e da prática essa duração diminua consideravelmente, permitindo ao aluno escrever a redação EPCAr de maneira rápida, eficiente, e assim ter mais tempo para se dedicar às outras questões.
Quer mais dicas sobre a redação EPCAr e as demais etapas da prova? Clique aqui e confira!