Passar em um concurso e ingressar na carreira militar requer muito esforço, disciplina e estudo. Muitas vezes, os paisanos recém-saídos do ensino médio se sentem perdidos e sem apoio específico para conseguirem se preparar para as provas. Com isso, se matricular em um curso preparatório militar surge como uma boa opção para quem ser aprovado nessa área.
Ingressar nas forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica) é o objetivo de muitas pessoas, que acabam procurando cursos pré-militares para disputar as vagas cada vez mais concorridas. Ao longo dos anos, esses concursos foram ganhando destaque e a concorrência foi aumentando devido aos benefícios agregados à carreira.
Se você quer alguns bizus sobre a preparação para esse segmento, continue lendo este conteúdo!
A importância de uma boa preparação
É comum que os jovens se sintam sobrecarregados e inseguros quando vão se preparar para a carreira militar, pois estudar para esse tipo de concurso é algo novo e totalmente diferente do modo aplicado durante o ano escolar, por exemplo.
Se em um estudo tradicional há uma grade de horário fixa, que é distribuída durante o ano letivo, no caso de um curso pré-militar, o tempo de preparação até a prova pode ser de poucos meses e, por isso, há a necessidade de um estudo mais intenso e, consequentemente, mais cansativo.
Assim, encontrar a melhor escola preparatória pode ser o diferencial para aprovação. Há alguns alunos que preferem frequentar cursos presenciais pela oportunidade de estar em contato direto com os professores ou por causa da organização de horários e controle nos estudos que é disponibilizado pelas instituições.
Contudo, aproveitar os benefícios trazidos pela internet é uma forma de aproximar os estudantes da matéria. Além disso, a opção online se destaca como opção para aqueles que não têm tempo disponível ou locais de ensino específico da área militar em sua cidade.
Dessa forma, a educação a distância se torna mais personalizada, uma vez que os alunos conseguem montar a sua carga horária, acompanhar as aulas em qualquer momento do dia e estudar em qualquer lugar. Tudo isso sem perder o apoio dos professores, que serão consultados nos canais oficiais do curso para a resolução de questões e tira-dúvidas.
Dicas para escolher o melhor curso preparatório militar
Antes de escolher o melhor curso preparatório ou se matricular em uma instituição, o aluno precisa considerar alguns pontos e responder algumas questões para não perder tempo com estudos mal-dirigidos ou mal-preparados. Confira, a seguir, algumas dicas!
Entenda o seu perfil de estudante
Cada pessoa desenvolve, ao longo da vida, uma forma de estudar. Algumas conseguem absorver o conhecimento por meio da visão, outros da audição e alguns precisam escrever para compreender completamente o conteúdo. Associado a isso, muitos estudantes têm dificuldade em estabelecer uma rotina de estudos, porque requer muita disciplina.
Dessa forma, antes de escolher um estabelecimento, é preciso avaliar se você é um aluno que se desenvolve melhor sozinho ou se precisa da ajuda de professores e outros alunos para compreender melhor as lições.
Após analisar esses fatores, será possível decidir entre a modalidade presencial e online. Depois, é preciso pesquisar, entre as opções disponíveis, aquela que mais oferece benefícios a você.
No caso da opção pela internet, é preciso verificar quais são os materiais oferecidos e também se ele é o ideal para você. Por exemplo, de nada adianta uma apostila rica e completa, se você tem dificuldade em se concentrar para ler. Nesse caso, o vídeo seria uma opção mais viável e proveitosa.
Pesquise a grade curricular do curso
Raramente, alunos são aprovados com pouco tempo de estudo ou uma grade curricular fraca. Por isso, analisar o conteúdo programático é tão importante. Em alguns casos, as escolas podem oferecer grades genéricas à espera do edital, portanto, avalie então se vale a pena estudar dessa forma ou se é melhor buscar lugares focados em cada escola militar.
Por exemplo, algumas provas são conhecidas pela alta exigência em determinadas matérias, como o caso do ITA, que exige um grau de conhecimento maior nas questões de matemática. Portanto, uma instituição de ensino que se compromete a capacitar alunos para esse vestibular não pode oferecer a mesma carga horária para aulas de matemática e inglês.
Além disso, é possível fazer uma grade curricular mais pesada, focando na área que você mais necessita, especialmente se você decidir estudar em casa, pela internet. Basta avaliar o que mais se adequa às suas necessidades.
Avalie o custo-benefício
Ao pesquisar cursos pré-militares, é possível encontrar todo tipo de oferta. Porém, isso não significa que o mais caro te levará à aprovação e nem que o mais barato não te ajudará em nada.
É preciso analisar o custo-benefício do investimento, o tempo disponível para o estudo e a dificuldade apresentada pela prova. Procure também por aqueles que ofereçam materiais diferenciados, aulas experimentais, facilidades de parcelamento ou planos de estudos.
Procure cursos com experiência na área
As provas de carreira militar apresentam muitas peculiaridades, por isso, escolas preparatórias para concursos em geral não costumam ser boas opções para quem quer focar nessa área. Ao se especializar na área militar, eles conseguem oferecer aulas que contemplem os editais dos processos seletivos para a Academia da Força Aérea, Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Escola Preparatória de Cadetes do Exército, Escola de Sargento das Armas, entre outras.
Analise também os professores, mesmo que as aulas sejam ministradas a distância. É preciso que esses educadores tenham afinidade com as matérias, mas, sobretudo, que conheçam como elas são exigidas pelas bancas militares, pois essa experiência faz muita diferença na hora da preparação.
Converse com estudantes que já fizeram o curso
Outra dica importante é procurar ex-alunos e verificar qual a percepção deles sobre as aulas. Muitos cursos disponibilizam um ranking ou mural dos aprovados em suas páginas o que corrobora que a instituição apresenta bons resultados e tem orgulho de suas aprovações.
Busque os alunos nas redes sociais e tenha uma conversa franca. Isso o ajudará a compreender em quais pontos o ensino pode ajudar e o que esperar dos professores. Essa conversa pode ajudar também a conseguir dicas de como ser aprovado mais rápido ou como dar um gás nos estudos.
Podemos perceber que escolher o melhor curso preparatório militar requer um pouco de pesquisa e avaliação. É preciso, porém, compreender a sua função na preparação como um auxiliar para ter bons resultados. Nada de acochambrar, pois essa carreira demanda muita disciplina e ela deve começar com os estudos. Portanto, ter os melhores professores e materiais completos nem sempre garantia de aprovação.
E aí, pronto para mais esse desafio? Se está em busca de um curso que contempla todas essas dicas, conheça o nosso site e veja como podemos ajudar você.