A aprovação em teste de aptidão física é uma etapa obrigatória de caráter eliminatório para integrar a EEAr. Porém, alguns estudantes concentram todos os esforços de preparação para o exame intelectual e acabam por deixar de lado o teste físico da EEAr. Para você sair à frente da concorrência, vamos mostrar tudo sobre como ser aprovado com tranquilidade nessa etapa.
Qual é a importância do teste físico para o concurso EEAr?
O condicionamento físico é inerente à profissão militar, portanto, ser considerado apto na etapa física é fundamental para o ingresso nessa carreira. O teste físico da EEAr é considerado eliminatório no certame dentre as várias etapas às quais os candidatos devem se submeter. Passar por ele é muito importante para a sua aprovação!
Para ser considerado apto é preciso realizar exercícios e obter índices de rendimento mínimos, que estão definidos no edital. Esses parâmetros servirão para indicar se o candidato pode suportar as exigências físicas do concurso na EEAr. Portanto, é preciso estar em dia com a forma física e a saúde.
São resultados individuais possíveis ao final dessa etapa:
• “APTO” (A): quem alcançar o rendimento mínimo de desempenho será aprovado na etapa;
• “NÃO APTO” (NA): o candidato que não atingir o rendimento mínimo exigido será reprovado nessa fase;
• “NÃO REALIZADO” (NR): aplica-se aos casos em que o candidato não realizar alguma das tentativas de exercícios propostos; e
• “FALTOSO” (F): é o resultado conferido a candidatos que se ausentarem no dia da prova.
O que esperar no dia do exame? Entenda como é executado o teste físico da EEAr.
O exame físico é composto por exercícios de quatro modalidades. São elas:
- Flexão e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo (FEMS);
- Flexão do tronco sobre as coxas (FTSC);
- Salto horizontal (SH);
- Corrida de 12 minutos (Corrida 12 min)
As provas são realizadas no local designado pelo edital, diante de uma comissão examinadora composta por profissionais credenciados para aplicá-las. O candidato deverá estar previamente aquecido no momento do teste, atividade que é feita de maneira livre pelo próprio indivíduo antes de iniciar a prova.
Todos os exercícios são feitos em um único dia, na ordem acima indicada. Entre cada um dos testes, deve ser observado um intervalo mínimo de três minutos para que o candidato possa se recuperar e preparar fisicamente para a atividade seguinte.
Porém, cuidado! Durante a realização de cada atividade não é permitido tirar pausas para descansos. Caso isso ocorra, a prova será interrompida e apenas o número de repetições executadas antes da pausa será contabilizado. Além disso, nas provas de corrida, qualquer pausa será considerada como não realização, e o candidato receberá “NR” como resultado, o que implica automaticamente na inaptidão.
Em todos os casos, as provas são acompanhadas por um médico, um enfermeiro e uma ambulância equipada para prestar os primeiros socorros em caso de acidentes. Esses profissionais e equipamentos estarão presentes no local de teste.
Vale ressaltar que somente os candidatos que forem aprovados na Inspeção de Saúde que precede o teste físico da EEAr poderão participar do exame. A relação final dos selecionados fica disponível para o Supervisor da EATACF.
Outra informação à qual os candidatos devem estar atentos é que, no dia do exame, nenhum tratamento especial ou diferenciado é dado àqueles que apresentarem qualquer alteração fisiológica, lesão, fratura, luxação, distensão, indisposição ou qualquer outra condição que possa diminuir sua capacidade física, ou mesmo impossibilitar a realização da prova.
A EEAr segue o princípio da isonomia neste ponto no que diz respeito ao critério de aprovação, respeitando-se, tão somente, as diferenças de sexo. Portanto, cuide bem da sua saúde para que esteja com tudo em dia no momento do exame!
Por fim, o candidato deverá realizar o teste físico da EEAr com roupa adequada a cada tipo de exercício e o clima local. É compulsório portar shorts (calção), camiseta, tênis e meia. Já o uso de abrigos, calças, sapatilhas e acessórios é opcional.
Quais são os exercícios cobrados na prova?
Teste de flexão e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo (FEMS)
Nesse teste, o candidato deve se apoiar de frente para o solo com as palmas das mãos e deixar os braços estendidos e ligeiramente afastados em relação aos ombros. Para candidatos do gênero masculino, é preciso manter o corpo totalmente esticado e os pés paralelos e apoiados no chão. Já as candidatas do gênero feminino devem apoiar os joelhos no solo.
Atenção, pois as coxas não podem tocar a superfície do chão, e para que isso ocorra, permite-se flexionar o quadril levemente.
Em seguida, é preciso flexionar os cotovelos, projetando-os para fora, até o ângulo de 45º em relação ao tronco e aproximar o peito do solo o máximo possível, mantendo o corpo estendido. Após isso, o candidato deve estender os cotovelos completamente para voltar à posição inicial. Completo o ciclo, será contada uma repetição.
Esse procedimento deve ser realizado pelo número de vezes necessárias para completar a etapa, que será informado a seguir!
Teste de flexão do tronco sobre as coxas (FTSC)
Para realizar esse exercício, o candidato deve se deitar em decúbito dorsal com as mãos cruzadas sobre o peito, na altura dos ombros. Os joelhos devem estar apoiados no chão em um ângulo de 90º em relação a ele, os pés firmes, alinhados com o prolongamento do quadril. Procure manter as coxas e joelhos livres.
Em seguida, flexione o tronco até tocar os cotovelos no terço distal das coxas. Nesse momento será contada uma repetição. Após, volte à posição inicial até que as escápulas toquem o solo. C
Nesse teste são exigidos os mesmos padrões de execução para candidatos de ambos os gêneros.
Teste de salto horizontal (SH)
É preciso iniciar o teste em uma posição em pé, estático, com os pés alinhados e paralelos, mas sem tocar a linha ou faixa inicial. Após o comando “iniciar” dado pelos examinadores, o candidato deve saltar à frente com um movimento simultâneo dos pés a fim de atingir o ponto mais distante do solo que conseguir alcançar.
A aterrissagem deve ser em pé, de modo a apoiar o calcanhar no solo. A distância do salto será contada com duas fitas, e a parte do corpo mais próxima à linha de saída será a referência para aferir a distância alcançada.
Nesse teste também são exigidos os mesmos padrões de execução para candidatos de ambos os gêneros. Os parâmetros de distância serão distintos.
Teste de corrida de 12 minutos (Corrida 12 min)
O último teste que será realizado é a corrida, em pista de atletismo ou qualquer outro plano horizontal, de 100 a 500 metros de extensão, com declividade inferior a 1/1000 metros. O piso poderá ser de qualquer tipo, desde que seja uniforme para todo o percurso. Se possível, devem ser feitas marcações intermediárias para facilitar o controle do ritmo de corrida pelo candidato.
Caso a pista seja do tipo carvão, terra ou similar que sofra alterações de acordo com as condições climáticas, um local alternativo deve ser utilizado.
O teste se inicia com um silvo curto de apito e termina com um silvo longo, após o decurso do tempo de 12 minutos. Os candidatos devem correr durante esse período em qualquer ritmo, podendo intercalar corrida e caminhada. Porém, não é permitido sentar, descansar ou inverter o sentido do percurso durante a execução do exercício.
O resultado será obtido conforme a distância percorrida pelo candidato no intervalo de tempo estabelecido. Haverá tantos fiscais quanto forem necessários distribuídos nas curvas do percurso ou nos locais adequados.
Para realizar essa prova, os candidatos serão divididos em grupos de oito pessoas. Quem utilizar atalhos ou encurtar o percurso previsto será eliminado.
Quanto tempo duram os testes? Quantas repetições são necessárias?
Cada teste tem o seu tempo de duração específico. Além disso, o número de repetições suficientes para obter a aprovação varia conforme o teste realizado. Portanto, esteja atento aos padrões abaixo e treine bastante para conseguir alcançá-los na hora da prova:
FEMS: sem tempo limite de duração. São realizadas 2 tentativas com intervalo de no mínimo 3 minutos entre elas.
FTSC: o tempo de duração será de 1 minuto. Nesse teste, também é preciso realizar 2 tentativas com intervalo de no mínimo três minutos entre elas.
SH: não há limite de tempo para a duração do teste. São permitidas duas tentativas com o intervalo de no mínimo três minutos entre elas.
Corrida 12 min: esse teste possui 12 minutos de duração e é permitida apenas uma tentativa.
Qual é o mínimo necessário para o aluno passar?
Esse índice também é variável, e no presente caso, tem a ver com o gênero dos candidatos. Lembre-se que devem ser respeitados o número de tentativas e o intervalo de tempo acima indicados.
Confira abaixo o índice mínimo que você precisa atingir para ser aprovado!
Candidatas do gênero feminino
FEMS: 34 repetições.
FTSC: 16 repetições.
SH: salto de no mínimo 140 cm.
Corrida 12 min: corrida de no minimo 1.850 m.
Candidatos do gênero masculino
FEMS: 42 repetições.
FTSC: 26 repetições.
SH: salto de no mínimo 180 cm.
Corrida 12 min: corrida de no minimo 2.250 m.
Todos os candidatos que realizarem os testes nos parâmetros acima serão considerados aptos, e estarão aprovados no teste físico da EEAr! Portanto, inicie sua preparação quanto antes, pois só quem papirar consegue passar tanto nessa prova quanto nas demais! Desejamos a você muito boa sorte.
Gostou? Quer saber mais sobre o concurso da EEAr e a instituição? Clique aqui!