Tornar-se um sargento da aeronáutica é o sonho de muitos estudantes. A Força Aérea Brasileira (FAB) é formada por vários cargos e a posição de sargento é uma delas. Na escala de carreiras, os sargentos estão no quinto nível hierárquico, ou seja, há possibilidade de ascender na hierarquia depois de entrar nas forças armadas.
Os sargentos são os responsáveis por garantir o funcionamento e a segurança das aeronaves da FAB. Além de ser a profissão dos sonhos de muitas estudantes, alguns também optam por esse cargo, pois há estabilidade, boa remuneração e benefícios adicionais.
Se você quer saber mais sobre esse cargo e como se tornar um sargento, continue lendo este texto!
Quais as atribuições de um sargento da aeronáutica?
Os sargentos da aeronáutica são considerados suboficiais e são divididos em três níveis de hierarquia: terceiro, segundo e primeiro-sargento. A principal função desse profissional é manter as aeronaves em funcionamento e coordenar inspeções, manutenções e reparos em relação aos equipamentos militares, incluindo capacete, paraquedas, coletes e outros itens.
O sargento da FAB também pode se tornar um especialista, atuando como controlador de tráfego aéreo, defesa das organizações militares, mecânico para cuidar das máquinas e equipamentos, entre outras modalidades.
Esses profissionais devem trabalhar em sistemas complexos e arriscados. Por isso, a capacitação e evolução profissional é tão importante, para que o padrão exigido se mantenha alto. Assim, podemos dizer que é uma profissão que exige disciplina, dedicação, disponibilidade e preparo físico.
Os salários dessa carreira — soldo no caso de militares —, além dos adicionais e a estabilidade são motivos relevantes que fazem muitos optarem por essa profissão. Um sargento de classe inicial, terceiro sargento, começa recebendo R$ 3.825,00, chegando a R$ 5.483,00 quando o posto é de primeiro-sargento.
Além desse valor, os militares também podem receber benefícios e gratificações, como adicional militar, compensação orgânica, habilitação, permanência, gratificação de representação e de localidade especial.
Portanto, ser um sargento da aeronáutica abre a possibilidade de trabalhar com projetos estratégicos, armamentos inteligentes e sistemas como satélites, foguetes e controle do espaço aéreo, bem com a possibilidade de ascensão na carreira e aumento progressivo de salário.
Como se tornar um sargento da aeronáutica?
Para prestar o concurso de sargento da aeronáutica, os candidatos devem ter o nível médio completo, com 17 anos, no mínimo, e 25 anos, no máximo, até dia 31 de dezembro de 2020. No último concurso, foram abertas 227 vagas para sargentos. Para algumas especialidades, como mecânica de aeronave, material bélico e guarda e segurança são aceitos apenas candidatos homens. Para as formações de controle de tráfego aéreo e equipamento de voo, ambos os gêneros são aceitos.
O concurso conta com prova escrita, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e o teste de avaliação de condicionamento físico. A prova escrita é composta por questões de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física.
Na inspeção de saúde, será avaliado as condições de saúde do candidato com exames clínicos, definidos no edital de participação, de modo a comprovar que não existe patologia ou característica incapacitante para as atividades militares. No exame psicológico, as condições comportamentais do candidato são avaliadas com testes científicos e técnicas de entrevistas definidas de modo objetivo nas instruções de comando da aeronáutica.
Por fim, o candidato deve ser submetido a um teste físico para comprovar a aptidão para o serviço. Para o gênero masculino, são exigidos, no mínimo, 26 repetições na flexão e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo; 42 repetições de flexão do tronco sobre as coxas, 1,8 metros no salto horizontal e 2250 metros de corrida em 12 minutos.
Para as candidatas do gênero feminino, os números exigidos, no mínimo, são: 16 repetições na flexão e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo; 34 repetições de flexão do tronco sobre as coxas, 1,4 metros no salto horizontal e 1850 metros de corrida em 12 minutos. Após todos esses procedimentos, se o candidato for aprovado, ele está apto para o curso de formação.
O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) dura 2 anos e acontece na cidade de Guaratinguetá, em São Paulo. As instruções abrangem o campo geral, militar e técnico-especializado, funcionando sob regime de internato militar na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAr).
No campo geral, os alunos passarão por instruções que reúnem conhecimentos básicos e necessário a diferentes níveis. Depois, no campo militar, será o momento de reforçar os princípios básicos da vida militar e desenvolver o interesse na carreira da força aérea. No campo técnico-especializado, os alunos se preparam para obter conhecimentos específicos da aeronáutica.
Depois da formação, se o aluno mantiver os seus estudos, as possibilidades de subir no nível hierárquico são muito grandes. Veja os cargos e as divisões de cada nível.
1º nível hierárquico – Oficiais Generais
- Marechal de ar;
- Tenente brigadeiro;
- Major brigadeiro-do-ar;
- Brigadeiro.
2º nível hierárquico – Oficiais Superiores
- Coronel;
- Tenente coronel;
- Major;
3º nível hierárquico – Oficiais Intermediários
- Capitão.
4º nível hierárquico – Oficiais Subalternos
- Primeiro-tenente;
- Segundo-tenente;
- Aspirante.
5º nível hierárquico – Graduados
- Suboficial;
- Primeiro-sargento;
- Segundo-sargento;
- Terceiro-sargento;
- Cabo;
- Taifeiro-mor;
- Soldado primeira classe;
- Taifeiro primeira classe;
- Soldado segunda classe
- Taifeiro segunda classe.
Como um curso preparatório pode ajudar?
Como todo concurso militar, o nível de exigência nas provas e exames é muito alto. Assim, para garantir a aprovação, é importante se preparar com antecedência e de maneira adequada. Alunos que pretendem prestar concursos militares começam sua preparação logo no início do ensino médio, pois a forma que os conteúdos são exigidos é bem diferente dos vestibulares tradicionais e do ENEM.
Portanto, além de uma preparação física, é importante buscar cursos preparatórios específicos do campo militar que ajudem nessa trajetória. Ao optar por esse tipo de curso, o aluno terá mais facilidade para se desenvolver, pois os professores conhecem as provas e o modo como cada conteúdo é abordado. Além disso, os simulados, materiais e aulas serão baseados em provas dos anos anteriores e o ambiente será incentivador, pois todos os presentem partilham do mesmo sonho.
Depois deste texto deu para perceber que o sonho de se tornar sargento da aeronáutica não está tão distante. Com muita disciplina e estudo é possível conseguir a vaga tão almejada. Mas lembre-se que é importante dividir momentos de estudo com um pouco de lazer, afinal, o corpo e a mente também precisam de um descanso.
Gostou do nosso texto? Então, convidamos você para continuar lendo e entender a importância de conciliar estudo e lazer ao estudar para concursos.